Voltar à Página da edicao n. 480 de 2009-03-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 480 de 2009-03-31   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Galeria de Exposições Temporárias vai acolher esta mostra

UBI acolhe exposição do Parlamento Europeu

Com o intuito de promover a participação cívica e lembrar a importância das próximas eleições para o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia promove uma exposição sobre “Portugal Europeu” que vai estar patente no Museu de Lanifícios da UBI.

> Eduardo Alves

A Universidade da Beira Interior vai acolher, de 3 a 9 de Abril, a exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História” promovida pelo Parlamento Europeu em Portugal, que estará patente ao público na Galeria da Real Fábrica dos Panos do Museu de Lanifícios. Esta iniciativa conjunta da Comissão Europeia, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Parlamento Europeu, pretende sensibilizar os cidadãos para as questões europeias, tendo em vista as eleições para o Parlamento Europeu de 7 de Junho.
“Portugal Europeu – Meio Século de História” é uma exposição de base fotográfica que reúne um conjunto significativo de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com incidência nas relações entre o nosso País e o processo de integração europeia. A exposição divide-se em quatro períodos marcantes da História de Portugal, com início no pós-segunda Guerra Mundial. A apresentação é feita em painéis de cerca de dois metros de altura, com uma forte identidade visual.
Recorda-se o Estado Novo, a instauração da Democracia, o desenvolvimento económico e social. Salientam-se as negociações com o Mercado Comum, hoje União Europeia, e a participação portuguesa desde a sua adesão. Reconstitui-se o fio do tempo de mais de seis décadas, recorrendo à cronologia de acontecimentos emblemáticos da história contemporânea de Portugal.
A inauguração da exposição será no dia 3 Abril, pelas 11 horas, na Galeria de Exposições Temporárias da Real da Fábrica dos Panos do Museu de Lanifícios. Esta iniciativa contemplará debates que terão lugar em Maio.


A Galeria de Exposições Temporárias vai acolher esta mostra
A Galeria de Exposições Temporárias vai acolher esta mostra


Data de publicação: 2009-03-31 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior