Voltar à Página da edicao n. 479 de 2009-03-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 479 de 2009-03-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Jornal do Fundão promove a segunda edição das Conferências de Primavera

Conferências da Primavera regressam através do Jornal do Fundão

A segunda edição das “Conferências de Primavera”, actividade promovida pelo semanário Jornal do Fundão, realizam-se, este ano na Covilhã. Mário Raposo, vice-reitor da UBI, será um dos oradores desta iniciativa que reúne empresários, jornalistas, académicos e analistas.

> Eduardo Alves

A internacionalização e a inovação das empresas vai servir de mote às segundas Conferências da Primavera, promovidas pelo semanário Jornal do Fundão. Este ano, o evento tem lugar a 3 de Abril, no Hotel Tryp D. Maria, na Covilhã.
Empresários, gestores e economistas vão discutir a internacionalização e inovação enquanto factores críticos para a sustentabilidade das PME. Vasco Pinto Leite, director-geral do JF, adiantou que “os temas escolhidos para esta conferência reflectem aquilo que temos sentido e auscultado dos empresários que têm manifestado crescente preocupação em alargarem as suas áreas de negócios no estrangeiro já que o mercado português é curto e os empresários têm preocupações em ampliarem a sua base de mercado”. Para tal, os promotores da iniciativa contam “com a participação de empresários com estratégias de internacionalização já em curso e de outros que procuram caminhos complementares para as suas empresas”.
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto abre os trabalhos da conferência numa sessão que contará ainda com a presença de um membro do Governo e um representante do Grupo Controlinveste. Às 10.15 horas será abordado o tema “Os desafios da internacionalização” com a presença de Rui Boavista Marques, administrador executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; Carlos Martins, presidente da Martifer e Peter Villax, administrador da Hovione. Este debate será moderado por Mário Raposo, vice-reitor da UBI.
Depois do debate e pelas 11.45 horas tem lugar uma mesa-redonda sobre “Experiências práticas de internacionalização”. À mesma mesa vão sentar-se Rui Ramos, presidente da Consequi; João Conceição, presidente da Dinefer e Paulo Ribeiro, director-geral da Unitom. A moderar o debate vai estar Nuno Ozório, vice-presidente do grupo Frulact. Quatro empresas que há vários anos têm experiência na internacionalização.
Durante a tarde, os trabalhos recomeçam cerca das 15 horas. João Hrotko, da Mckinsey, líder mundial em consultoria estratégica, fará uma intervenção sobre “2009 que futuro para as empresas”. Meia hora depois tem início o último painel da tarde sobre “Inovação – um modo de vida para as empresas” que será moderado por Miguel Bernardo, presidente executivo da AECBP e no qual participarão representantes do IAPMEI, da Caixa Geral de Depósitos e de uma PME Líder do distrito.


O Jornal do Fundão promove a segunda edição das Conferências de Primavera
O Jornal do Fundão promove a segunda edição das Conferências de Primavera


Data de publicação: 2009-03-24 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior