Voltar à Página da edicao n. 479 de 2009-03-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 479 de 2009-03-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A instituição covilhanense acolheu mais de cem estudante do Secundário nesta MasterClasse

Quando as partículas fazem Física

Foram 130, os alunos do secundário que estiveram no passado sábado, 21 de Março, na UBI. Estudantes de escolas da região que vieram até à Universidade para participar em mais uma MasterClasse de Física.

> Eduardo Alves

Experimentar um dia na pele de cientista e tentar desvendar os segredos da Física foi a razão principal da segunda MasterClasse realizada na UBI. Este ano, Sandra Soares, docente do Departamento de Física da instituição covilhanense e membro do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) viu-se obrigada a restringir o número de inscrições. Ao todo estiveram na Covilhã 130 jovens estudantes, “mas existiam muito mais pedidos”. Contudo, por razões de logística, nem todas as inscrições foram aceites.
Mas este é um primeiro sinal, “de que a área da Física está viva e interessa aos alunos”, confessa Sandra Soares. A principal promotora da iniciativa MasterClasses 2009 “Ser cientista por um dia… com as mãos nas partículas!” acredita que não existe “um verdadeiro apoio e uma boa divulgação desta área nos níveis primários de ensino”. A provar essa ideia está “o número de jovens que participam nestes eventos, que estudam em pequenos grupos, em diversas escolas, esta área e que se dedicam verdadeiramente à Física”.
E foi precisamente um dia de completa dedicação, este proporcionado pela UBI, o que viveram estes alunos do secundário. Durante toda a manhã, os mais de cem estudantes estiveram em diversas palestras sobre “O mundo dos Quarks e Leptões”, as formas de analisar e interpretar fenómenos físicos e também, os procedimentos a seguir quando se tem a ciência como ocupação. Todos estes parâmetros seguidos em conformidade com “esta iniciativa que decorre a nível europeu e que pretende levar jovens entre os 15 e os 18 anos às faculdades ou institutos onde trabalham físicos na área da Física de Partículas Elementares”, acrescenta ainda a docente. Em Portugal, este ano, as MasterClasses têm lugar na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Instituto Superior Técnico, no LIP, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, na Universidade do Algarve e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
À semelhança do ano passado, “os estudantes do ensino secundário passam um dia na Universidade, assistindo a palestras de divulgação, analisam dados reais recolhidos em DELPHI, e discutem os resultados numa video-conferência internacional moderada por um cientista na Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN)”.
A parte de análise de dados enviados pelo CERN decorreu durante a tarde. Um estudo “relativamente simples, que consiste na classificação visual de acontecimentos com um elemento, neste caso, o bosão Z0, isto para medir as suas razões de fraccionamento”, explica Sandra Soares. Os resultados são depois discutidos, em vídeo-conferência, com milhares de alunos que estão a participar na actividade, em universidades espalhadas pela Europa. Este ano, os alunos que melhores resultados conseguiram, na UBI, foram das escolas Frei Heitor Pinto e Quinta das Palmeiras.
Esta acção, que visa sobretudo alunos dos 10º, 11º e 12º anos, especialmente motivados para a disciplina de Física foi considera como “um sucesso”. Desta forma, a docente da UBI e investigadora do LIP acredita mesmo que estão reunidas as condições “para a instituição covilhanense avançar novamente com um licenciatura em Física”. Mas enquanto tal não aconteça, “há sempre a necessidade de mostrar todas as potencialidades desta área aos mais novos”. E é nesse sentido que a UBI volta a acolher um projecto para ocupação científica de jovens nas férias que vai decorrer entre o dia 29 de Junho e o dia 4 de Julho. “O ano passado tive aqui três alunos, este ano espero ter quatro, porque havia interesse por parte dos alunos para isso”, diz a responsável pela acção. Durante esses dias, os alunos do secundário que estejam interessados em aderir à iniciativa vão aprender a trabalhar e investigar na área da radioactividade. Para isso vão ser dadas algumas aulas sobre esse tema e depois também realizadas algumas experiências quer na UBI, quer no exterior.


A instituição covilhanense acolheu mais de cem estudante do Secundário nesta MasterClasse
A instituição covilhanense acolheu mais de cem estudante do Secundário nesta MasterClasse


Data de publicação: 2009-03-24 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior