Voltar à Página da edicao n. 479 de 2009-03-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 479 de 2009-03-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI foi palco de provas matemáticas para mais de 1500 alunos

O mundo dos números na Covilhã

O quinto Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos decorreu na Universidade da Beira Interior. Milhares de alunos estiveram na Covilhã para participar numa prova onde, pela primeira vez, os alunos também invisuais puderam participar.

> Sara Susano

Neste evento, que teve lugar nos pavilhões desportivos da instituição covilhanense, estiveram presentes 1500 alunos dos Ensinos Básico e Secundário, representantes de 277 escolas portuguesas. Pela primeira vez, alunos com baixa visão e até mesmo cegos  puderam participar devido a um projecto da Associação Ludos. Carlota Dias, uma das dinamizadoras da Associação, é uma grande entusiasta do projecto que pretende criar versões dos jogos para pessoas com estas características e por isso juntou-se à quinta edição do campeonato.  Esta novidade do campeonato realizado na Covilhã, no passado dia 13 de Março, é motivo de orgulho para todos. José Guilherme, aluno invisual, ficou muito contente por também poder participar no evento e afirma que a Matemática «é um jogo onde apenas é preciso saber as regras e aplicá-las». Jorge Nuno Silva, representante da Associação Ludos, diz que o entusiasmo dos novos participantes do campeonato é contagiante e a sua participação é uma das razões de que a associação mais se orgulha.
O vencedor deste Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos foi Rui Moreira, de Rio Mouro, que “apesar de alguma sabedoria" considera que "o factor sorte é sempre muito importante”. Rui Moreira explicou no final que «a nível matemático, com toda a certeza, participaram no campeonato pequenos grandes génios», tão bons ou melhores que ele.
Com a realização deste evento, a Associação Ludos pretende incentivar o gosto pela Matemática, e na próxima edição que se realizará em 2010, tentará a internacionalização.


A UBI foi palco de provas matemáticas para mais de 1500 alunos
A UBI foi palco de provas matemáticas para mais de 1500 alunos


Data de publicação: 2009-03-24 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior