Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Masterclass decorre dia 21 de Março, pela segunda vez na UBI

UBI volta a acolher o Masterclass

Um dia repleto de actividades e palestras vai marcar mais um Masterclass. Este evento, promovido pela docente Sandra Soares, do Departamento de Física da UBI e membro do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

> Eduardo Alves

Vai ser entre neutrões e protões, entre colisões de partículas e outras experiências, que os alunos do ensino secundário da região vão passar o dia. No próximo 21 de Março, a UBI acolhe mais uma edição do Masterclass. Este ano, o evento que pretende falar sobre Física e despertar nos jovens alunos a curiosidade para esta ciência decorre sob o lema “Ser Cientista por um dia… Com as mãos nas partículas”.
Esta iniciativa que decorre, pela segunda vez na UBI “destina-se essencialmente aos jovens do ensino secundário e os seus professores”, explica Sandra Soares. A docente do Departamento de Física da UBI e membro do LIP adianta também que o Masterclass se destina a jovens que estejam interessados pela área da Física, “mas nós temos também como destinatários os alunos que na sua disciplina de “área de projecto”, no 12º ano, tenham algumas actividades relacionadas com a Física””.
Esta é uma conferência de divulgação de ciência e por isso mesmo “conta com uma manhã onde vão decorrer três palestras, duas delas de Física das Partículas e uma outra de Ambiente e Energia”. Este evento, marcado para o dia 21 de Março, decorre em várias instituições universitárias europeias e é organizado pelo Grupo Europeu de Física de Partículas, mas está também relacionado com o Laboratório de Investigação de Partículas (LIP).
Durante a tarde decorre uma actividade experimental. Isto porque, “o grande objectivo deste evento passa por conseguir que os jovens vivam a actividade de um físico de partículas, como é que se processa o dia-a-dia de um investigador”.
Por isso mesmo, os alunos vão praticar exercícios de Física cedidos pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN). Este instituto europeu cede um programa informático, “através do qual se podem praticar exercícios com resultados de acontecimentos reais”, acrescenta Sandra Soares.
Vai também ter lugar uma videoconferência que irá reunir diversas instituições nacionais e europeias e na qual, os participantes no Masterclass que estejam na Covilhã podem interagir com todos os outros participantes dos vários pontos do Velho Continente. “No ano passado tivemos aqui na Covilhã perto de 75 estudantes que vieram de várias escolas da região”, sublinha a docente. Para este ano, o objectivo é, “pelo menos manter, senão ultrapassar este número de pessoas”.
Na edição de 2009 participam também o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, e pela primeira vez a Universidade do Porto. Os interessados podem inscrever-se através do mail: shsoares@lip.pt.


O Masterclass decorre dia 21 de Março, pela segunda vez na UBI
O Masterclass decorre dia 21 de Março, pela segunda vez na UBI


Data de publicação: 2009-02-10 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior