Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Filipe Ramalho, responsável pelo Núcleo

"UBIFashion" - Núcleo de Moda

Depois dos contratempos da estrutura anterior “Núcleo de Design Têxtil e Vestuário”, o curso de Design de Moda volta a ter um Núcleo.

> Helena Leitão

Filipe Ramalho é aluno de Moda há três anos. A acabar a licenciatura considera-se um aluno revolucionário que pretende levar os seus objectivos avante. Um desses objectivos era a formação do Núcleo de Design Moda o “UBIFashion” e conseguiu alcançá-lo na última AGA.

Na altura em que o curso ainda era “Design Têxtil e Vestuário”, havia um núcleo com o nome do curso. Devido à falta de dinheiro para organizar um evento, o núcleo contraiu uma dívida que acabou por nunca ser paga, como afirma Filipe Ramalho. Foi depois de um desfile que os membros do núcleo perceberam que não tinham dinheiro para pagar a uma empresa de manequins e modelos. Perante dificuldades financeiras, este núcleo acabou por abrir falência.

Depois destes contratempos, com Bolonha deu-se a alteração deste curso para “Design Moda”. Sem um núcleo que pudesse defender os interesses dos alunos, Filipe Ramalho começou a mexer-se para conseguir criar um novo núcleo. Segundo Filipe a dívida foi desde sempre um entrave, uma vez que “nunca ninguém a quis assumir nem nunca nos ofereceram maneira de a contornar”. Acrescenta que “caso esta dívida nunca tivesse acontecido seria um núcleo como todos os outros”, no entanto, entende que não têm que a pagar, dado que estava em nome do outro núcleo e também porque o curso mudou.

Com muitos projectos em mente, Filipe Ramalho realizou o ano passado o “Fashion Comunication". Apesar das críticas de muitos professores, depois do sucesso deste desfile, Filipe Ramalho, foi incentivado a ir para a frente com a criação do núcleo, e assim ser mais fácil a realização de um segundo desfile. Levou as suas ideias para a frente e, neste momento, está com o processo de criação do “UBIFashion” em marcha.

Com o apoio dos estudantes de Moda, Filipe afirma que os professores o procuram para dar a cara pelo núcleo e acredita que a formação deste é do interesse do curso, no entanto, gostava de sentir mais apoio do departamento.

Os projectos do finalista de Moda são muitos, dando destaque à realização de workshops e desfiles de moda. Pretende que, ao saírem da universidade, os alunos tenham já uma colecção confeccionada. Filipe tem ainda por objectivo, apoiar os caloiros quando entram na Universidade, e ambiciona também angariar sócios para o núcleo.

O núcleo está a ser criado de raiz, como se fosse a primeira vez, como tal há burocracias que têm que ser feitas. Os estatutos já estão criados e foram aprovados em AGA (Assembleia Geral de Alunos), no passado dia 15 de Janeiro, com maioria absoluta. O próximo passo será as eleições e a atribuição de um espaço para o funcionamento do núcleo.

 

> ritavieiraaraujo @ gmail . com em 2009-02-13 17:57:00
Sr: Ramalho, voce é o lider dessa instituiçao, quase.eheh.Mas plo menos do Design de Moda voce gere isso que é um mimo...é bom, ha que lutar pelo nosso futuro interesse, pq sair da UBI e arranjar um bom trabalho, sem grande pratica no curso...complicado, mas sim, a vossa transiçao de bolonha valeu a pena, e acredito que tenham um pouco de mais apoio...i like it!!!Ja tive conhecimento do desfile, pái no ano passado, em que teve como modelo o Dario!AH AH AH!!Poe me a par dos vossos eventos e sucessos!beijo props!!!

> viviana . conde . 2 . 0 @ gmail . com em 2009-02-11 22:23:27
Moda ao poder.. RAMALHO .. a UBI é nossa..

> vaniacapela @ hotmail . com em 2009-02-12 15:59:29
Grande McDesigner... tás a bombar com força, nunca duvidei do teu potencial, abre os olhinhos ao pessoal e mostra o Special One da moda que tu és..Bj!

> celina-pinto @ hotmail . com em 2009-02-12 15:59:31
tens o apoio da nossa turma... estamos ctg nesta luta!!! lol MODA MODA MODA!!!


Filipe Ramalho, responsável pelo Núcleo
Filipe Ramalho, responsável pelo Núcleo


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior