Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O logótipo do núcleo de Design de Multimédia da UBI

DMUBI: um núcleo que promete mudança

A falta de actividade no núcleo motivou os alunos de Design Multimédia para um acto eleitoral que pela primeira vez contou com duas listas, com o objectivo de apoiar os alunos e dar uma maior projecção ao curso

> Inês Rato

Os M&M’s da lista “M” foram os eleitos pelos alunos de Design Multimédia nas últimas eleições para o núcleo. Com duas listas a sufrágio, a lista “M” ganhou por 52 votos na mesa da Assembleia geral e 55 votos na direcção do núcleo à lista "D".
Um grupo de trabalho constituído por oito elementos e 16 colaboradores irão tentar dar voz aos alunos de Design Multimédia. O presidente do núcleo, André Baptista, afirma que o principal objectivo é a criação de uma equipa que consiga realizar um bom trabalho, já que a que existia anteriormente “não funcionava como um núcleo de trabalho, trabalhava cada um por si”, salienta o presidente. O núcleo é constituído essencialmente por pessoas do 3º ano, pois, segundo André, “são pessoas que estão a acabar o curso, e já tiveram contacto com as falhas que podem surgir, e têm uma melhor percepção do que os alunos precisam”. Desde a tomada de posse que o núcleo entrou em funcionamento activo. A criação de uma tesouraria regular foi um dos pontos em que a nova direcção se centrou “tratámos de abrir uma conta e adquirir um livro de actas, pois não havia nada”, conta o presidente.
A lista "D", presidida por Francisco Deus candidatou-se pelo mesmo motivo que a lista vencedora, pretendiam "combater as falhas e dar outros meios aos alunos, através de eventos e outras iniciativas", conta Francisco, e no que respeita ao facto de os seus adversários terem ganho salienta que "para estarem à altura basta cruzarem os braços. Mas a expectativa é muita e hoje a vontade é maior, por isso tenho quase a certeza que vai ser um bom ano para o núcleo". Francisco é da opinião de que existem pessoas, na lista vencedora, que "muito podem dar ao núcleo, não só a nível de actividades como também a nível pedagógico, o que nos tempos que correm no Departamento de Artes e Letras vai ser bastante importante".
Muitas das actividades previstas têm como objectivo acabar com algumas lacunas do plano de estudos da licenciatura e de mestrado através da promoção de Workshops e seminários que irão contribuir para uma melhor formação dos alunos. O núcleo irá participar igualmente em diferentes acontecimentos que vão contribuir para uma maior projecção do núcleo e do curso, como o FotoAlive! 1.0, um evento de quatro dias com o tema de fotografia, e o RESET 09, a quinta mostra de trabalhos dos alunos de multimédia. O novo núcleo promete outras novas iniciativas, todas elas viradas para uma participação activa dos alunos no curso. Uma das primeiras actividades que o núcleo realizou doi um torneio de um jogo de Playstation 2, no passado dia 21 de Janeiro, com prémios para os primeiros classificados.
O DMUBI foi criado após o surgimento do curso, e existe há cerca de seis anos, mas nunca teve muita actividade junto dos alunos, não só pela fraca actividade de quem esteve à frente do curso mas também pelos alunos que não mostraram muito interesse nas poucas actividades que têm sido promovidas.

> kurten16 @ msn . com em 2009-02-11 22:19:10
Boa noticia e tambem importante dar a conhecer que existe novo nucleo ;) se fosse agora já tinha mais novidade para dar :) André

> fgmsanches @ gmail . com em 2009-02-13 17:57:24
E vai haver sempre novidades, concursos, seminários, workshops e ouvido atento aos problemas existentes no curso. Vai ser um ano de trabalho, onde toda a gente vai ficar sempre a conhecer o nosso desempenho. Cumprimentos a todos Francisco Sanches


O logótipo do núcleo de Design de Multimédia da UBI
O logótipo do núcleo de Design de Multimédia da UBI


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior