Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Hierarquia

> Sofia Creoulo

Ao estudante que é integrado na Tuna, independentemente do número de matrículas que tem, é-lhe atribuído o estatuto de Caloiro Estagiário. A função do Caloiro Estagiário é, para além de tocar um instrumento, se já o souber, também mostrar o seu interesse e empenho pela Tuna, nunca faltando aos ensaios e aplicando-se na aprendizagem de um instrumento à sua escolha, assim como se deve aplicar na área do domínio da voz. Antes da sua primeira actuação, os Tunos reúnem-se com o Caloiro Estagiário, para que este preste juramento, sendo submetido a uma cerimónia de passagem de estatuto, que será a primeira vez que o Caloiro Estagiário sobe ao palco, sendo-lhe, assim, atribuído o novo estatuto de Caloiro de Tuna. Após a atribuição do estatuto de Caloiro de Tuna, este deverá adquirir o traje que lhe é respectivo, ou seja, calções pretos com bolas brancas e camisa branca com bolas pretas. O Caloiro de Tuna permanece com este estatuto, no mínimo um ano e para passar a Tuno deverá aplicar-se ao máximo, durante esse ano. A função do Caloiro de Tuna é a realização de ordens atribuídas pelos superiores hierárquicos, os Tunos, como transportarem os instrumentos, mostrando, assim, o amor que têm à Tuna.

. Após um ano de mostras de apreço à Tuna, a assembleia de Tunos reúne-se para decidir unanimemente, por votos, se o Caloiro de Tuna passa ou não a Tuno. A passagem a Tuno só se realiza na Semana da Recepção ao Caloiro ou na Semana Académica. A praxe para que seja, definitivamente, atribuído o estatuto de Tuno é, após a actuação, andar apenas com a capa, durante toda a noite.

O Tuno é um dos dois mais altos níveis que um elemento da Tuna Já’UBI & Tokuskopos, pode atingir. O mais elevado corresponde ao Magister.

O mais elevado nível hierárquico da “Tuna Masculina da Universidade da Beira Interior – Orquestra Académica Já B’UBI & Tokuskopos” é o Magister.


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior