Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Sérgio Santos, presidente do Núcleo de CPRI

O Núcleo do mais recente curso da UBI

Existente há apenas ano e meio na Universidade da Beira Interior, o curso de Ciência Política e Relações Internacionais e respectivo núcleo, começou desde já a trabalhar por umas melhores condições. Sérgio Santos, presidente do núcleo deste curso, já definiu objectivos.

> Filipa Seita Machado

Foi no ano lectivo de 2007/2008 que abriu na Universidade da Beira Interior, a licenciatura de Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI), tendo como director de curso Alcino Couto. Após um período inicial de integração no curso e na universidade, os alunos criaram o Núcleo de CPRI,ainda no passado ano lectivo, por considerarem que faltava algo para complementar a existência desta licenciatura.
O ponto de partida para a criação deste Núcleo foi  nivelar o curso  com os restantes da Universidade da Beira Interior. Como refere Sérgio Santos, 21 anos, actual presidente do Núcleo, tinha que ser criada uma “raiz”, algo que marcasse a posição deste curso perante os outros, daí surgiu a ideia.
O Núcleo tem já elaborado o seu programa para este ano, estando previstas iniciativas como tertúlias, conferências e a “semana de CPRI”. Estão igualmente agendadas outras actividades como festas, jantares de curso e um “rali tascas".
Quanto à forma como o curso foi acolhido, Sérgio Santos mostra algum descontentamento, pois têm surgido alguns problemas decorrentes do  facto da licenciatura se dividir em dois ramos (Ciência Política e Relações Internacionais). Outra dificuldade da qual os alunos se têm queixado é o facto de terem aulas repartidas entre dois pólos, o que obriga a uma constante deslocação entre os pólos. Para alguns estudantes, esta deslocação é complicada porque não têm carro próprio ou transportes públicos que coincidam com os horários das aulas.
Tendo em conta o pouco tempo de existência do Núcleo, ainda só foi realizada uma iniciativa, que passou por uma angariação de fundos que reverteram para os primeiros projectos. Sérgio Santos destacou ainda o facto de no passado ano lectivo ter havido alguma falta de apoio e aconselhamento, visto ser o primeiro ano da licenciatura na UBI, daí uma “postura menos activa da parte do Núcleo”, tal como referiu. Este ano esperam-se já algumas mudanças.


Sérgio Santos, presidente do Núcleo de CPRI
Sérgio Santos, presidente do Núcleo de CPRI


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior