Voltar à Página da edicao n. 472 de 2009-02-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 472 de 2009-02-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Nove anos

> João Canavilhas

O URBI cumpre esta semana o seu nono ano de publicação semanal ininterrupta, um marco importante em qualquer publicação.

Ao longo da sua vida, o URBI tem cumprido escrupulosamente os objectivos para os quais foi criado. No seu primeiro editorial dizia-se que o jornal pretendia “dotar a UBI de um meio de informação rápido, eficaz e cómodo”, e assim tem sido, com a edição de terça-feira a difundir a informação mais relevante junto da comunidade.

Outro objectivo era “dotar os alunos de um instrumento para treinarem e desenvolverem as suas competências jornalísticas” e, neste caso, as pretensões iniciais foram amplamente superadas: para além de funcionar como laboratório para estudantes, o URBI é ainda um campo de trabalho para investigadores na área de Comunicação. A linguagem jornalística actualmente utilizada é o resultado da investigação desenvolvida no Departamento de Comunicação e Artes e o software que permite a publicação do jornal é um produto LABCOM. De salientar que esta solução informática passará em breve a ser utilizada em duas universidades espanholas com licenciaturas em jornalismo.

Um outro desígnio deste jornal era levar a nossa Universidade “àqueles que, longe daqui se interessem, pelos mais variados motivos, pelo que se passa na UBI, na Covilhã e na Região, em particular ex-alunos da Universidade”. Também aqui a missão tem sido cumprida: para além das mensagens de antigos alunos recebidas na redacção, há inúmeros exemplos de notícias lançadas no URBI que tiveram eco nos jornais, rádios e televisões nacionais, levando assim a informação da UBI mais longe.

O jornal URBI é hoje uma referência pelo seu papel catalizador na promoção de tudo o que acontece na UBI, contribuindo desta forma para a construção de uma imagem forte da universidade. Por tudo isto, nove anos depois podemos dizer que valeu a pena.

> miguelpsousa2 @ hotmail . com em 2009-02-06 09:49:20
Foi com agrado que soube que o Urbi completou recentemente o seu 9º aniversário. Para mim o Urbi há muito que se tornou num jornal de referência do melhor que se faz em jornalismo universitário no país, que paulatinamente adquiriu dimensão e escala e inovopu em termos de qualiidade e do seu produto final. Mas , o Urbi não é somente um jornal universitário como aponta e bem o seu director, João Canavilhas, ele é muito mais do que isso. É também um veículo de informação de tudo quanto acontece na região e um elo de aproximação de todos os alunos e ex-alunos que passaram pela universidade e aí criaram estabeleceram relações de amizade, adquiriram experiências e assimilaram novos conhecimentos. Bem haja à redacção do jornal. Miguel Ângelo (Antigo aluno da UBI)


Data de publicação: 2009-02-03 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior