Voltar à Página da edicao n. 472 de 2009-02-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 472 de 2009-02-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A partir desta semana, 15 jovens europeus aprendem português na UBI

Estrangeiros aprendem português

A UBI recebe mais um Curso Intensivo de Português para alunos do Programa Erasmus. Durante as próximas três semanas, 15 alunos oriundos de vários países da Europa reúnem-se na Covilhã para aprender a língua de Camões.

> Eduardo Alves

Os novos alunos de Língua Portuguesa na UBI vieram de Itália, da Polónia, de Espanha e até da Finlândia. Ao todo, 15 jovens vão estar durante três semanas, na “cidade neve”, para aprenderem as noções básicas do português e, desta forma, continuar a participar no Programa Erasmus.
Esta é já quase uma tradição na instituição covilhanense, “que foi das primeiras a acolher os jovens estrangeiros que integram este programa europeu e a promover aulas de português”, lembra o vice-reitor da instituição, Luís Carrilho. Um curso que pelas condicionantes de tempo terá de ser “intensivo”. Dentro de três semanas, espera-se que os participantes estejam já aptos para frequentarem as aulas em diversas universidades portuguesas. Deste grupo de alunos, oito vão ficar-se pela Covilhã, enquanto que os restantes vão sair depois para Lisboa, Coimbra, Porto e Aveiro. Na passada semana, o grupo foi recebido nas instalações da UBI.
O grande objectivo desta acção passa por tornar estes alunos capazes de comunicarem com as pessoas, no seu quotidiano. Para além disso, “temos em atenção o facto de terem de compreender e estabelecer pequenas conversações”, diz Rita Carrilho. A docente da língua de Camões acrescenta também que “no final, vão existir pessoas com mais conhecimentos de outras, mas penso que se irá conseguir um termo comum a todos que lhes vai permitir depois continuarem os seus estudos em Portugal e também a aprendizagem da língua lusa”.
Rita Carrilho, docente de Português destes alunos explica que este é um curso intensivo “por uma questão de calendarização”. Segundo a responsável, “não quisemos que as aulas coincidissem com o período de exames e por isso, temos de concentrar todas as actividades num período menor de tempo. Foi agendado para tês semanas e meia e foi nesse período que vamos ter de dar as cem horas lectivas”. Uma das grandes mudanças que este curso apresenta, relativamente a anteriores edições passa pelo facto de “termos aqui uma turma que podemos considerar “mista”, isto porque, existem alunos que não sabem uma palavra de português, mas outros que já entendem alguns conceitos da nossa língua”, explica Rita Carrilho. “Daí que tenhamos de articular todas as actividades para compensar as características específicas deste curso”, acrescenta a docente de Português.
Para além das aulas estão também previstas visitas a museus, a certos pontos característicos e históricos da cidade da Covilhã, mas também uma série de vilas e aldeias históricas da região, como Belmonte, Castelo Novo e Sortelha. Actividades pensadas para que “estes alunos possam ter a oportunidade de entrar em contacto com a língua e com a cultura, para além de visitarem uma região do País que dificilmente iria constar do seu roteiro de viagem se viessem a Portugal apenas por pouco tempo”, termina.


A partir desta semana, 15 jovens europeus aprendem português na UBI
A partir desta semana, 15 jovens europeus aprendem português na UBI


Data de publicação: 2009-02-03 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior