Voltar à Página da edicao n. 471 de 2009-01-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 471 de 2009-01-27   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Na sesão de divulgação foram apresentadas as diferentes bolsas

Estudar no Estados Unidos pela Fulbright

O Gabinete de Programas e Relações Internacionais da UBI foi um dos promotores da acção de divulgação das bolsas Fulbright. Um evento que decorreu na Covilhã e contou com a presença de elementos do Centro de Informações Fulbright de Portugal.

> Eduardo Alves

Estudar numa universidade dos Estados Unidos da América parece ser agora mais fácil. A provar isso mesmo estão os programas de apoio para estudantes de doutoramento ou mestrado.
O anfiteatro 8.1, do Edifício das Engenharias, na UBI, acolheu uma sessão de esclarecimento sobre as bolsas Fulbright. Na UBI, o Gabinete de Programas e Relações Internacionais (GPRI), é um dos pontos de divulgação deste tipo de bolsas académicas. Fomentar o conhecimento mútuo e diminuir os antagonismos decorrentes das diferenças culturais existentes entre os países, através do intercâmbio educacional e cultural é o objectivo primordial da Fulbright.
Criada a pensar na interligação entre os Estados Unidos da América e os mais variados países do mundo, esta instituição concede bolsas a estudantes de quase todos os escalões superiores. O requisito mínimo para aceder a uma bolsa deste tipo é a licenciatura. Depois “existem diversas áreas de apoio financeiro aos investigadores, quer para a realização de teses de mestrado ou doutoramento, quer para aprofundar algum tema científico”, adiantam os promotores do evento.
Em Portugal, a fundação Fulbright tem como parceiros, os ministérios dos negócios estrangeiros; da ciência, tecnologia e ensino superior e da educação. Segundo os membros da comissão Fulbright, em Portugal, aquilo que distingue este programa dos restantes “é o seu binacionalismo, a sua dimensão e o seu prestígio”. A funcionar em Portugal desde 1960, foram já atribuídas a investigadores nacionais, 1800 bolsas, num universo de 300 mil que a Fulbright já atribuiu.
Os interessados em participarem neste tipo de iniciativas que contempla a frequência de um curso de doutoramento ou mestrado numa universidade norte-americana podem dirigir-se ao GPRI da UBI ou consultar a página oficial da Comissão Portuguesa da Fulbright.


Na sesão de divulgação foram apresentadas as diferentes bolsas
Na sesão de divulgação foram apresentadas as diferentes bolsas


Data de publicação: 2009-01-27 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior