Voltar à Página da edicao n. 471 de 2009-01-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 471 de 2009-01-27   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Nuno Garcia foi distinguido numa conferência internacional

Trabalho desenvolvido na UBI

Nuno Garcia começou por desenvolver a sua tese de doutoramento na UBI. Um dos seus trabalhos foi mesmo distinguido na Coreia.

> Rita Brito

“Algoritmos e arquitecturas para redes ópticas de comutação de agregados de pacotes IPv4 e IPv6”, foi este o tema da tese de doutoramento que levou Nuno Garcia, investigador da UBI, Mário Freire, e Paulo Monteiro, da Universidade de Aveiro, a ganhar o prémio de melhor apresentação científica na Internacional Conference on Networking 2008, na Coreia.
Nuno Garcia, natural da Covilhã, é doutorado em Engenharia Informática e neste momento encontra-se inserido nos quadros da Nokia-Siemens, em Lisboa. O investigador foi o primeiro aluno a tirar um doutoramento em empresas. Dedicou-se à sua tese de doutoramento entre 2004 e 2008 e realizou-a no Departamento de Research da Siemens e posteriormente da Nokia Siemens. “Foi muito positivo realizar a minha tese nestas instalações porque me permitiu ter conhecimento de uma realidade diferente”, adiantou Nuno Garcia. “Foi excelente porque tive oportunidade de me aperceber de uma outra perspectiva, de ver o que é verdadeiramente o mercado empresarial”, referiu ainda o investigador.
A sua tese, direccionada para as redes ópticas, debruçou-se sobre as redes de acesso e as redes nucleares. Das primeiras podem destacar-se as redes de casa, e das segundas grandes quantidades de dados ou de pontos de agregação. Segundo Nuno Garcia, com este estudo espera provar-se o impacto que estas redes podem ter futuramente. “Espera-se que venham a ser as redes do futuro da Internet”, explicou Nuno Garcia. Se tal se vier a confirmar, pode contar-se com uma maior rapidez e qualidade na rede de Internet.

[Voltar]


Nuno Garcia foi distinguido numa conferência internacional
Nuno Garcia foi distinguido numa conferência internacional


Data de publicação: 2009-01-27 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior