Voltar à Página da edicao n. 471 de 2009-01-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 471 de 2009-01-27   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Centro Comunitário das Portas do Sol, está a promover aulas de Yoga

Yoga para idosos na Covilhã

O Centro Comunitário das Portas do Sol está a promover aulas de Yoga para idosos. Uma actividade que conta com vários participantes e que está a decorrer no Oriental de São Martinho.

> Eduardo Alves

Desde Junho de 2008 que o professor Sebastião Fernandes, especialista em diversos tipos de práticas orientais, tem vindo a orientar as aulas de Yoga do Centro Comunitário das Portas do Sol. Esta valência da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã promove as actividades duas vezes por semana, na sede da entidade parceira, o Centro Cultural e Desportivo “Oriental de São Martinho”.
Esta modalidade “é excelente em todas as idades”, adiantam os promotores. Segundo Sebastião Fernandes, os benefícios que resultam desta actividade “são vários, mas o principal, nesta fase etária, é um fortalecimento no sistema respiratório, e um aumento da estabilidade e equilíbrio a nível do esqueleto (ósseo e muscular)”.
O grupo acompanhado por Sebastião Fernandes é constituído por pessoas, na sua maioria, com mais de 60 anos de idade. “Todas descobriram uma nova forma de estar na vida, mais calma, mais positiva, e, de bem com o meio envolvente, mas, mais importante, consigo próprias”, sublinham os membros do centro comunitário.
Ao trabalhar com estas pessoas Sebastião Fernandes, pretende que “o grupo ganhe também confiança nos amigos e no bem-estar geral”. Para além de “individualmente, os participantes se sentirem realmente um pouco melhor, mais confiante em si próprios e mais felizes”. Sebastião Fernandes adianta também que “é muito enriquecedor e divertido trabalhar com estas pessoas. Nós temos um grupo muito vasto e muito gratificante, pois também eles, com a experiência e força que possuem ensinam muito mais”. “A minha função como professor é orientar de uma forma mais científica estas energias, em proveito de cada elemento do grupo”, explica ainda o monitor.
A ginástica é aconselhada por todos os médicos a bem da saúde do ser humano, desde a infância até à velhice. O Yoga é uma forma de ginástica diferente daquela em que estamos habituados a pensar, mas, não deixa de ser exercício para o corpo e para a mente serem mais saudáveis.


O Centro Comunitário das Portas do Sol, está a promover aulas de Yoga
O Centro Comunitário das Portas do Sol, está a promover aulas de Yoga


Data de publicação: 2009-01-27 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior