Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Programa das Festas

> Sofia Creoulo

O primeiro dia de festas, dia oito, começou com a tradicional alvorada com 21 tiros e durante todo o dia houve música ambiente junto à capela de S. Gonçalinho. À noite decorreu um espectáculo de Tunas, com a participação da Tuna Universitária de Aveiro, da Tuna Feminina e a Magna Tuna Cartola.
Na sexta-feira a alvorada foi realizada com fogo de artifício e à noite realizou-se o concerto com Rui Pedro e a sua banda, Artistas Aveirenses.
No dia do padroeiro, dia dez, realizou-se a arruada com a participação do grupo “Os Mareantes do Rio Douro”, que se prolongou durante a tarde, seguindo-se do leilão do quadro oferecido por Jeremias Bandarra, em que o valor reverteu a favor da comissão de festas. Pela noite dentro, a festa animou-se com a actuação da cantora Mónica Sintra, encerrando a noite com fogo de artifício.
O Domingo foi o dia em que mais pessoas se deslocaram ao Bairro. O desfile da Fanfarra dos Bombeiros de Estarreja decorreu pelas ruas do Bairro da Beira Mar, saindo dos Paços do Concelho e terminando na capela de S. Gonçalinho. Ao meio-dia realizou-se a missa e à tarde actuou o Grupo Cénico das Barroca. No início da noite as pessoas puderam assistir ao concerto pela Banda Filarmónica Gafanhense, terminando o dia de festejos com fogo de artifício.
Ontem, dia 12, a festa começou com a tradicional alvorada de fogo de artificio, seguindo-se da eucaristia em homenagem às pessoas falecidas do Bairro da Beira Mar.
O resto da manhã, foi dedicada a centenas de crianças do primeiro ciclo e pré-escolar que se deslocaram ao largo Capela, vendo cair da Torre a Cavaca Gigante, como mote para o início do projecto “Ajud’arte”. No final da manhã realizou-se uma arruada pelas ruas do bairro com a Fanfarra Cerciag. Durante a tarde houve um arraial junto à Capela, seguindo-se de uma arruada pelas casas dos mordomos. Ao final da tarde a arruada regressou à capela do padroeiro, onde foram entregues os ramos aos mordomos do próximo ano. Os festejos encerraram, como é habitual, com fogo de artifício, após a actuação da Orquestra Charleston, na Praça do Peixe.


Data de publicação: 2009-01-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior