Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Festa de S. Gonçalinho - Aveiro

S. Gonçalinho atraiu milhares de pessoas

Milhares de pessoas comemoram festas em honra do santo das doenças ósseas e casamenteiro das velhas, no Bairro da Beira Mar e Praça do Peixe, em Aveiro, nos últimos cinco dias.

> Sofia Creoulo

A festa de comemoração em honra ao santo padroeiro do Bairro da Beira-mar, em Aveiro, atraiu milhares de pessoas. As comemorações começaram na quinta-feira com a actuação das Tunas da Universidade de Aveiro e terminaram ontem com a actuação da Orquestra Charleston.
A tradição, que se realiza há mais de 200 anos, cumpriu-se com milhares de cavacas a voar da torre da Capela. Como diz Maria Rosália, moradora no Bairro da Beira Mar, “as cavacas são o pagamento das promessas feitas ao santo curandeiro das doenças dos ossos e também conhecido como o casamenteiro das velhas. As cavacas são o símbolo da nossa festa e são elas que atraem milhares de pessoas a Aveiro nesta altura”, diz Maria Rosália. Carlos Peixoto, turista que se deslocou ao arraial, diz que “com a particularidade das cavacas serem duras é necessária uma atenção redobrada para não levar com nenhuma na cabeça. Para não serem atingidas, as pessoas só têm uma solução: olhar para cima enquanto conversam com os amigos e apanhá-las antes que elas lhes caiam em cima”. A comissão de festas vendeu mais de três toneladas de cavacas, a que se juntaram os 200 quilos distribuídos, ontem, às crianças de todas as escolas da cidade e às que puderam ser adquiridas nas bancas montadas junto da capela.
As comemorações decorreram nos moldes dos anos anteriores, à excepção do palco que foi deslocado para a Praça do Peixe. No antigo local do palco foi inserida uma barraquinha onde curiosos, turistas, crentes e moradores puderam adquirir litografias, porcelanas decoradas, azulejos com motivos da festa e ainda vinhos e espumantes rotulados com a imagem do santo, de forma a ajudar a comissão nas despesas dos festejos.
Manuel de Carvalho, um dos Mordomos da festa, destaca que “os festejos foram encerrados com fogo de artifício com multimédia, bailado de água, luz e som e uma cortina de água com projecção de vídeo”. Manuel de Carvalho frisa, ainda, que “o balanço dos festejos foram bastante positivos. Apesar do tempo frio, milhares de pessoas, como já é tradição, deslocaram-se para participarem e assistir às comemorações do Santo das doenças ósseas e casamenteiro das velhas”.

> ana @ hotmail . com em 2009-01-19 18:29:17
O que é que isto me interessa?


Festa de S. Gonçalinho - Aveiro
Festa de S. Gonçalinho - Aveiro


Data de publicação: 2009-01-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior