Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Lançamento da Série de Estudos de Engenharia

Estudos de Engenharia com novos livros

A Fundação “Nova Europa” e a UBI editaram mais dois livros da série de Estudos de Engenharia.

> André Cardoso

Os dois números agora lançados dão continuidade à série Estudos de Engenharia. O primeiro, com o título “Optical Burst Switching Networks: Architectures and Protocols“, foi elaborado a partir da tese
do doutoramento de Joel José Puga Coelho Rodrigues. O livro aborda um novo paradigma da comutação óptica para a Internet de alta velocidade, designado por comutação óptica de agregados de pacotes (OBS – Optical Burst Switching). Na obra são descritas as arquitecturas e os protocolos a seguir na reserva unidireccional de recursos em redes IP sobre OBS. Este livro teve a apresentação de Carlos Cabrita, professor catedrático da Faculdade de Ciências de Engenharia UBI.
A segunda obra, da autoria do docente de Engenharia de Produção, João Carlos de Oliveira Matias, intitula-se “Construção de Cenários Futuros para as Fontes de Energia Primária“.  O livro, que resulta da tese de doutoramento do autor, é um estudo em torno da construção de cenários futuros  para as fontes de energia primária. A orientação deste trabalho de investigação esteve a cargo de Tessaleno Devezas, docente e investigador na Faculdade de Ciências da Engenharia da UBI .
No final do lançamento das obras, o responsável pelas edições Fundação Nova Europa, José Pires Manso, dirigiu algumas palavras aos autores, incentivou-os a produzirem mais obras, tendo em vista o enriquecimento da colecção Estudos de Engenharia.


Lançamento da Série de Estudos de Engenharia
Lançamento da Série de Estudos de Engenharia


Data de publicação: 2009-01-13 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior