Voltar à Página da edicao n. 469 de 2009-01-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 469 de 2009-01-13   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Luís Matos prestes a entrar no carro

O instante em que a vida mudou

> Ana Rodrigues

Aos 14 anos a vida de Luís ficou em suspenso. Sem problemas de saúde, na manhã de 27 de Junho de 2000 saiu de casa para participar nas actividades do último dia de aulas, no Teixoso. Correu, pulou, jogou. Como sempre. Normalmente. Ao final do dia, quando se levantou para festejar a vitória da equipa com os colegas, sentiu uma dor nas costas. Ainda se deslocou até ao pavilhão. Foi a última vez que andou.
Friamente, em Coimbra, para onde foi transferido, foi-lhe dito que a lesão medular nunca mais lhe iria permitir caminhar. “O primeiro impacto foi muito duro. Já viu o que é dizer a um adolescente que não vai voltar a andar?”, recorda. Passou depois pelo Centro de Reabilitação de Alcoitão, onde aprendeu a fazer coisas antes banais, agora reais obstáculos.
Há cerca de um ano um médico disse-lhe que podia estar mal diagnosticado e aconselhou-o a ir a Cuba ser observado. Sem recursos para suportar os custos da deslocação, e incentivado pelos amigos, criou o blog Rumo a Cuba , para angariar apoios. Foi e disseram-lhe que não há cura.
Entretanto, soube da existência de uma Clínica de Reabilitação em Gouveia , que considera a melhor do País, onde passou a ser acompanhado. “É Cuba em Portugal, mas melhor ainda. Trabalham com a mesma intensidade só que têm melhores instalações”, frisa. O que faz é trabalhar os músculos para estar preparado no dia em que a evolução da medicina encontre uma forma que lhe permita voltar a andar.

[Voltar]


Luís Matos prestes a entrar no carro
Luís Matos prestes a entrar no carro


Data de publicação: 2009-01-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior