Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Serra da Estrela

Passagem de ano na neve

A Serra da Estrela é um dos locais mais procurados para festejar a passagem de ano. O frio e a neve no ponto mais alto de Portugal continental são a opção de muitos turistas.

> Carla Laureano

A cidade da Covilhã acolhe, nesta época, muitos visitantes que escolhem a neve como o ambiente ideal para dar as boas vindas ao ano de 2009. Os hotéis esforçam-se por atrair os turistas, oferecendo programas específicos para a noite do reveillon.
O Hotel Serra da Estrela e a Estalagem Varanda dos Carquejais disponibilizaram, este ano, um pacote de três dias, onde o alojamento num quarto duplo custava 850 euros. Incluído nesse pacote estava o jantar de gala de fim de ano, espectáculos de animação e o fogo de artifício. Catarina Teixeira, relações públicas do Hotel Turismo da Covilhã, revelou que a procura foi boa, mas o hotel não esgotou, apesar de praticar preços mais baixos do que os hotéis mais próximos da Serra. "Recebemos muitas pessoas que já estiveram aqui em anos anteriores, e temos também pessoas que vêm do estrangeiro", adiantou Catarina Teixeira.
Para os covilhanenses que ficaram em casa,  as tradições de fim de ano são a reunião em família para se despedirem do ano e dar as boas vindas ao ano que aí vem. Na mesa há cabrito assado com batatas assadas, respeitando os pratos típicos da região. Habitual nestes festejos é também o marisco, uma alternativa para aqueles que não são apreciadores da gastronomia regional.
As passas são outra marca desta noite. A superstição de que nos últimos segundos do ano se devem comer 12 passas, pedindo-se por cada uma delas um desejo, é levada muito a sério. Feita a contagem decrescente para 2009 e feitos os desejos, abriu-se o champanhe e fizeram-se os brindes para que o novo ano fosse melhor do que o anterior. Para aqueles que se sentiam capazes de continuar com os festejos, os bares e discotecas da Covilhã proporcionaram muita animação que, para os mais resistentes, se prolongou até de madrugada.
No primeiro dia do ano aqueles que quiseram subir à Serra da Estrela depararam-se com muito nevoeiro e muito frio. O ar gelado que se fazia sentir não desmoralizou alguns visitantes, que decidiram começar o novo ano com diversão na neve.


Serra da Estrela
Serra da Estrela


Data de publicação: 2009-01-06 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior