Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Sininho, uma das personagens recriadas na Terra dos Sonhos.

Santa Maria da Feira: A Terra dos Sonhos

Contos de fada, fábulas, diversões e espaços dinâmicos encheram de alegria o rosto de milhares de crianças.

> Inês Pinto Leite

O Natal em terras de Santa Maria faz-se tradicional mas este ano a cidade encheu-se de encanto e a “Terra dos Sonhos” abriu as portas ao imaginário infantil.
O projecto, já há muito pensado e trabalhado pela empresa municipal Feira Viva, foi construído na Quinta do Castelo da cidade, um cenário idílico para a magia do Natal acontecer. As portas abriram ao público no dia 12 até ao dia 21 deste mês, mas adesão da população e visitantes fez com que a data se prolongasse até ao dia 28.
O local escolhido para o evento foi transformado num enorme parque temático onde os visitantes podiam encontrar variadas personagens do imaginário infantil, desde a Branca de Neve e os Sete Anões, a Ilha dos Piratas , a Sininho e o Peter Pan, o Pinóquio, o Lobo Mau e a Capuchinho Vermelho e muitos mais.
O “Era uma vez” e o “e viveram felizes para sempre” baseiam esta recriação, onde os visitantes puderam familiarizar-se e entrar no espírito infantil.Ao longo deste mundo encantado são muitos os espaços criados para figurar a magia da época. E, como o período assim exige, não poderia faltar a Casa do Pai Natal, onde milhares de crianças fizeram questão de “espreitar” e de deixar a sua carta.
Mas não só do espaço físico vive a Terra dos Sonhos.
No site oficial do evento era possível assistir em directo a alguns espectáculos e alguns áreas recriadas na Quinta. Também no site pode encontrar uma galeria de fotos de um resumo diário passado no mundo encantado.
O administrador da entidade organizadora, Paulo Sérgio, realça a importância destes eventos culturais para a cidade. “Reforçamos os conteúdos para tentar produzir mais e melhor. Achamos que temos essa capacidade e no ano de 2008 e 2009 vamos reforçar o posicionamento (da cidade) em termos nacionais.”, diz Paulo Sérgio.
O principal objectivo do concelho é engrandecer cada vez mais a cultura e distinguir a terra a nível nacional. A “Terra dos Sonhos” vem juntar-se a outros eventos, como o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua – e a Viagem Medieval, considerada a melhor recriação medieval do país. “Depois da Viagem Medieval, e posteriormente o Festival da Juventude, a nossa actividade reduz significativamente, e o objectivo era posicionar este último semestre em elevados patamares. E por isso, surgiu a Terra dos sonhos. A partir da temática do Natal surgiu a criação de toda a magia dos sonhos”, acrescenta Paulo Sérgio.
O projecto envolveu mais de uma centena de grupos de animação e voluntários. Grupos com experiência e formação, como o caso do Istaminé e da Companhia de Teatro Persona, e também amadores, que voluntariamente se dispuseram fazer parte do evento. Alguns workshops prévios vieram ajudar à recriação das personagens. O administrador da Feira Viva faz questão de destacar estes grupos e voluntários. “Pretendemos que eles continuem a crescer e podermos tirar mais proveito de todas as suas potencialidades.”
O espaço foi inspirado nas crianças mas não só para elas. A “Terra dos Sonhos” é um espaço criado para pequenos e graúdos. Muitas escolas e muitas famílias fizeram questão de passar um dia diferente em Santa Maria da Feira. Paulo Sérgio confirma que “é claramente um conceito de família.”
Ao longo deste mês foram mais de 25 mil visitantes que marcaram presença na Quinta do Castelo. Um sucesso atingido apenas na primeira edição da Terra dos Sonhos, que promete ficar e crescer nos próximos anos.


Sininho, uma das personagens recriadas na Terra dos Sonhos.
Sininho, uma das personagens recriadas na Terra dos Sonhos.


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior