Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Estrela com 25 metros nstalada à entrada da cidade.

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Natal famalicense.

Vila Nova de Famalicão “vestiu-se” a rigor par receber o Natal. Foram várias as ruas da cidade que se enfeitaram com iluminações e música natalícias, cores e sabores que dão vida à cidade nesta quadra tão apreciada.

> Joana Monteiro

O Natal chegou em força a Vila Nova de Famalicão e toda a cidade respira o espírito natalício. É impossível não reparar na decoração urbana que Famalicão ostenta envolvendo todos os famalicenses e quem por ela passa nesta quadra natalícia. E já que para a maioria das famílias Natal sem presentes não é Natal, a decoração funciona também como atractivo para o comércio tradicional.
Solidariedade, paz e alegria são os valores mais sentidos e valorizados nesta quadra. As pessoas andam mais predispostas a dar um pouco de si aos outros e a contribuir para que o espírito chegue um pouco a todos, especialmente aos mais carenciados. Este ano, a solidariedade dos famalicenses contribuiu para que dezenas de crianças carenciadas de quatro organizações do concelho tivessem um Natal mais feliz recebendo uma caixa de brinquedos.
O convívio é valor mais importante para a maioria das famílias. Na consoada a família reúne-se para celebrar. Ao jantar não pode faltar o típico bacalhau cozido, com batatas e couve, os doces da avó como a aletria, rabanadas, filhós, sopas e arroz doce. O típico pão-de-ló molhado é imprescindível nas casas dos famalicenses e, por volta das 23 horas, o polvo também não pode faltar.  Nesta noite tudo tem um sabor especial, a família vive o espírito de união mais intensamente e esquecem-se por momentos os problemas e as discordâncias. Os corações iluminam-se pela fogueira de Natal e pelo riso dos mais jovens, que fascinados com os presentes esperam por abrir as pinhas que inebriam o cheiro a fresco pela casa. As recordações dos tempos mais felizes regressa e as lembranças dão lugar a um pequeno aperto, ou uma lágrima, que traz a recordação daqueles que, apenas se encontram presentes em espírito.
Passada a consoada, a família reúne-se novamente no dia 25 para almoçar a típica roupa-velha, feita com os restos da noite anterior. Bacalhau desfiado, couves e batas são servidos em forma de roupa-velha, acompanhada pelo arroz branco e o cabrito com batatas assadas.“O Natal é uma época linda, não só pela convivência que há a nível familiar, além de sermos poucas pessoas, mas nesta altura andamos mais compreensivos, eu que sou uma stressada tento nesta altura acalmar os ânimos e ser mais solidária com os meus pais” diz Vera Ribeiro, que apesar de passar o Natal apenas com os país, a irmã e uma tia, encarna o espírito natalício. O Natal é isto mesmo, a união, compreensão, alegria e solidariedade. Cada região com a sua tradição, umas mais básicas, outras mais complexas e interessantes, mas todos tem em comum a solidariedade e alegria trazidos por esta época do ano tão especial.

 

           

 

 

 

 


Estrela com 25 metros nstalada à entrada da cidade.
Estrela com 25 metros nstalada à entrada da cidade.


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior