Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Na região alentejana, as tradições começam a perder-se

ALENTEJO: Almodôvar muda de tradições

Apesar do progresso e da melhoria das condições de vida, o Natal nesta vila alentejana tem vindo a perder tradições. Refeições típicas, bolos característicos e festas de antigamente foram substituídas por novas celebrações natalícias.

> David Baroa

Nas grandes cidades, o Natal é cada vez mais uma quadra ligada ao consumismo. Ruas e avenidas enchem-se de gente que procura comprar, à última da hora, os melhores presentes aos preços mais baratos. Na vila alentejana de Almodôvar a calma é a principal tradição que se tem mantido ao longo dos tempos.
Habituados a viver numa região onde o desenvolvimento tarda, os Almodovarenses vivem o Natal de forma pacata. Com músicas de Natal em ambiente de fundo, o centro da vila é o local onde se situa o comércio tradicional. Por estas ruas onde se circula sem dificuldade, as pessoas compram presentes com alguma antecedência. Os habitantes mais idosos desconhecem as grandes superfícies comerciais existentes nas cidades que, nesta altura do ano, batem todos os recordes de visitantes.
Contudo, demasiada tranquilidade tem feito desaparecer tradições com várias décadas de existência. Mariana Paixão, 82 anos, recorda com saudade os tempos em que as pessoas se juntavam para preparar o almoço de dia 25 de Dezembro: “há anos atrás, toda a gente criava uma galinha para matar pela altura do Natal”. No dia 24 “as pessoas faziam o prato que era tradicional em Almodôvar, galinha guisada com massa e couves, que só era servido no dia seguinte”, afirma Mariana Paixão. Apenas na véspera da consoada “as padarias punham de parte alguma massa de pão, juntavam açúcar e canela e faziam bolos típicos em vez do Bolo-Rei”, refere a almodovarense, acrescentando que “em casa faziam-se filhós e fatias de ovo, não se comprava nas lojas como agora”. Para comemorar a noite de 25 de Dezembro, “fazia-se um baile numa casa emprestada só com as raparigas e depois ia-se à Missa do Galo”, conclui Mariana Paixão.
Quem lamenta não ter estas tradições hoje em dia é Marisa Godinho, 21 anos, porém como “nunca estive habituada, não sinto saudades de nenhum costume em especial". Se pudesse escolher para Almodôvar uma tradição existente noutras localidades, Marisa Godinho afirma que “gostava de ter um presépio humano ou uma árvore de Natal grande no centro da vila”. Consciente das diferenças entre os meios urbanos e a sua terra, Marisa Godinho sabe que em Almodôvar se adoptaram as tradições de outras localidades. Actualmente para a ceia opta-se pelo bacalhau acompanhado de batata e couve, oferece-se o Bolo-Rei e enfeitam-se as ruas com luzes.


Na região alentejana, as tradições começam a perder-se
Na região alentejana, as tradições começam a perder-se


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior