Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
prato típico da Roménia

Cozonac

> Flávia Paravidino (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

Ingredientes
1kg de farinha 300g açúcar 200g de manteiga 8 colheres (de sopa) de óleo 50g de fermento em pó ½ litro de leite 1 colher (de chá) de sal 8 ovos Miolo de noz moído q. b. Essência de rum Especiarias (casca de limão ralada, açúcar baunilhado)  

Preparação da massa  Misturam-se 200ml de leite a ferver com 250 de g de farinha e deitam-se sobre a farinha. Mistura-se com uma colher de pau e amassa-se um pouco com a mão para não formar grumos. O fermento em pó mistura-se com uma colher (de chá) de açúcar e um pouco de leite amornado e deixa-se crescer, depois deita-se sobre a farinha. As gemas dos 8 ovos misturam-se com o açúcar e o restante leite, acrescentando-se o sal e o óleo. O óleo deita-se aos poucos, como se fosse para preparar maionese. A composição que resulta amassa-se bem com a mão para que não haja grumos, depois deita-se a manteiga derretida (amornada) e as especiarias e amassa-se por mais 15 minutos. Quando a massa se torna homogénea, tapa-se com uma toalha e deixa-se crescer.  De seguida fazem-se folhas que serão untadas com o creme de recheio.  

Preparação do recheio
  Batem-se em castelo as claras dos 8 ovos com uma caneca de açúcar e acrescentam-se o miolo de noz moído e a essência de rum. Obtém-se um creme com o qual se untam as folhas de massa, que depois se enrolam.

O “cozonac” que resulta unta-se com ovo e coloca-se num tabuleiro untado com manteiga que vai para o forno. Para verificar se o “cozonac” está pronto, espeta-se a massa com um palito, se o palito sair limpo, o “cozonac” pode ser retirado do forno.


prato típico da Roménia
prato típico da Roménia


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior