Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

BRASIL: Natal com muita chuva e solidariedade

As chuvas que atingiram grande parte do Brasil nos últimos meses não deram trégua na véspera de Natal o que prejudicou os planos de muitas famílias e fizeram muitas delas ter um Natal com muitas perdas

> Bruna Oroña (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

Logo depois do dia das Crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, o espírito natalino já começa a circular pelas ruas e pelos lares brasileiros. Mas é só no mês de Dezembro que começam as preparações e é quando as famílias aguardam ansiosamente a noite de Natal.
Este ano os brasileiros tiveram um Natal com muita chuva e desastres. A intensa chuva que caiu no início do mês de Dezembro no sul do Brasil, Santa Catarina, deixou mais de 32 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, foram registradas 136 mortes e 26 pessoas ficaram desaparecidas.
A chuva que caiu no país atingiu também a região sudeste e seus principais estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Neste último a chuva superou a média esperada para o último mês do ano. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro muitas cidades ficaram isoladas, o que fez várias pessoas mudarem os planos de fim de ano.
Foi o caso da consultora de vendas, Ângela Vasconcelos, de Ipatinga, Minas Gerais. Com planos de viagem para o litoral do estado do Rio de Janeiro, ela e seu marido foram apanhados de surpresa pela notícia de que a cidade para a qual iam estava isolada e o único acesso era de helicóptero. Para Ângela, a chuva atrapalhou muito pois eles tiveram que mudar os planos na véspera do dia 25. A tradicional ceia, a ida à missa do Galo e a troca de presentes que todos os anos acontece na família este ano teve que ser adiada.
Devido a chuva os planos de passar o Natal com os filhos ficou impossibilitado e agora a expectativa de Ângela é que consiga viajar na virada do ano. “Estou acompanhando o noticiário diariamente para ver se consigo viajar na virada do ano; tomara que eu consiga chegar e aproveitar a praia.”, afirma a consultora.           
Diante das chuvas torrenciais que caíram nos dois últimos meses do ano, muitas famílias perderam suas casas e o Natal de muitas dependeu da solidariedade de outras. Para tentar amenizar a tristeza e impulsionados pelo espírito de Natal, foram feitas campanhas para arrecadar donativos para ajudar as famílias que perderam quase tudo com as chuvas.






Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior