Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Teresa Madruga e Orlando Costa são alguns dos actores de

Cinema da UBI continua a ganhar prémios

“Azeitona” é o nome da mais recente curta-metragem realizada por alunos da UBI que está a dar cartas no mundo da sétima arte. Em três festivais, este filme arrecadou já cinco prémios. Segue-se agora a internacionalização.

> Eduardo Alves

As aventuras e os desafios de uma aluna de Cinema nos seus primeiros tempos de aulas na Covilhã dão o mote para a curta-metragem “Azeitona”. Um trabalho realizado por Ana Almeida, Humberto Rocha, João Gazua e Luís Campos no âmbito do Mestrado em Cinema-Realização da UBI, que arrecadou já cinco prémios, em três dos festivais portugueses onde foi exibido.
O desafio colocado “a todos os finalistas do mestrado, na UBI, passava por realizar um trabalho de homenagem a toda a obra de Manoel de Oliveira”, começa por explicar Humberto Rocha, um dos realizadores. Os quatro jovens começaram então por idealizar um musical. Contudo, “os elevados custos e a dimensão do projecto fizeram com que tivéssemos de repensar todo o projecto e acabámos por optar por uma coisa diferente”, adianta o jovem realizador.
Passou então a ganhar forma a ideia do “Azeitona”, o fruto da oliveira. E nada melhor para contar “do que um pedaços das vidas de nós quatro”. Todos vieram estudar para a Covilhã “todos fomos caloiros e frequentámos a licenciatura em Cinema”. Tal como a personagem principal desta curta-metragem de 36 minutos. Tempo gasto para desenrolar um conjunto de peripécias e de ligações que fazem parte da vida académica. Mas nem só, “o desafio inicial lançado pelos responsáveis do mestrado não foi esquecido, e por isso, ‘Olívia’, a personagem principal é uma caloira que vem para a Covilhã em busca do cinema de Oliveira”, acrescenta.
Mas ao contrário do que possa parecer, “este foi um filme muito fácil de realizar”. Trabalhar em grupo e “colocar um pouco dos quatro realizadores acabou por resultar num processo interessante”. Humberto Rocha explica que o segredo deste trabalho de grupo “esteve na pré-produção, onde existiu um intenso trabalho de preparação e onde todos os passos foram definidos de forma minuciosa”. Chegados à fase da rodagem “tudo estava já definido e o trabalho dividido pelos quatro.”
O filme começou por coleccionar prémios logo em Novembro, no festival Mostrálingua, em Coimbra. Um evento onde “Azeitona” foi distinguido com o Prémio de Melhor Actor, o Prémio do Público e uma menção honrosa. Na edição de 2008, do Ovarvideo, que decorreu entre 8 e 14 de Dezembro, foi também distinguido com o Prémio do Público. E por último, no âmbito da mostra “UBIcinema 2008”, realizada na Covilhã, entre 9 e 12 de Dezembro, esta curta-metragem recebeu igualmente o Prémio do Público. Os realizadores contam amealhar mais algumas distinções, nomeadamente nas diferentes mostras por onde vai passar o “Azeitona”, sobretudo em França (Cannes e Paris), Itália, Chipre, Alemanha e Noruega.


Teresa Madruga e Orlando Costa são alguns dos actores de
Teresa Madruga e Orlando Costa são alguns dos actores de "Azeitona"


Data de publicação: 2008-12-30 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior