Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

A fartura do Natal brasileiro

> Bruna Oroña (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

A ceia de Natal no Brasil pode variar muito de cidade para cidade, mas a grande maioria das famílias opta pelo tradicional Peru e Chester de Natal ou bacalhoada, como pratos principais, e como acompanhamento arroz branco, com frutas secas ou ervilhas; farofa e maionese. De sobremesa a opção muitas vezes é feita pelas rabanadas, pavês e doces com frutas da época.

Receitas

Chester de Natal

Ingredientes: 1 chester; 1 colher de sopa de alho; 1 colher de sopa de molho inglês; 1 xícara de chá de calda de laranja; 2 cebolas inteiras; 2 dentes de alho picados; Manteiga a gosto; Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo: Tempere o chester com todos os temperos; coloque as cebolas inteiras na cavidade do frango e deixe tomar gosto por 6 horas. Leve o chester ao forno em uma assadeira, colocando pedacinhos de manteiga; cubra com papel alumínio e deixe assar por 40 minutos cobertos. Retire o papel e deixe dourá-los. Sirva-o com um acompanhamento que pode ser arroz ou farofa.

Rabanada de Natal

Ingredientes: 2 gemas; 3 colheres de sopa de açúcar branco; 1 colher de leite; 1 colher de nata; baunilha em pó (opcional); 12 fatias de pão de véspera; óleo; açúcar em pó; canela moída; frutas frescas.

Modo de preparo: Coloque as gemas dentro de uma tigela e junte o açúcar. Bata a gemada até obter um creme macio e espesso. Adicione aos poucos o leite e a nata. Bata um pouco mais e aromatize com 1 colher de café de baunilha em pó (opcional). Bata novamente. Molhe o pão com esta mistura e deixe embeber durante alguns minutos. Aqueça bastante óleo numa frigideira ou num recipiente fundo. Frite as fatias, poucas de cada vez, virando-as até dourarem uniformemente. Retire da fritura com uma escumadeira e escorra o excedente da gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe as rabanadas ainda quentes com açúcar e canela. Acompanhe com tiras finas de fruta fresca.

 






Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior