Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Dama de Ferro vestiu-se a rigor para a quadra natalícia.

PARIS: O Natal na Cidade - Luz

A magia do Natal chegou a Paris. Luzes, presentes, iguarias e chocolates dão cor à ceia de Natal dos gauleses.

> Joana Gonçalves

A maior avenida iluminada de Paris, os Campos Elísios, está pintada de azul graças às luzes azuis que brilham e submergem os que ali passam. O Arco de Triunfo transforma-se numa porta mágica que fecha um belo percurso para fazer ao cair da noite. A cidade vestiu-se a rigor para a quadra natalícia, a Dama de Ferro (Tour Eiffel) brilha no meio da cidade. Em todas as ruas principais da cidade há os tradicionais carrosséis que nunca faltam à festividade e fascinam os mais pequenos com a sua música e as suas luzes. Nesta época as montras animam-se, as cidades estão especialmente decoradas, os espectáculos multiplicam-se e os museus transformam-se.
Passar por Paris em dia de consoada não é tarefa fácil. As pessoas deixam o trabalho mais cedo para comprarem o que falta no pouco tempo que resta para a ceia de Natal. Nas Galerias Lafayette, as lojas rivalizam para oferecer ao público um espectáculo de montras alegremente decoradas e especialmente dedicadas às crianças. Uma tradição que se tornou um evento incontornável para os franceses.
Acompanham esta festa inúmeros costumes: o pinheiro, o presépio, o Pai Natal, os presentes, o azevinho, os cânticos e os contos de Natal. Na noite de consoada, à mesa degustam-se  o foie gras, as ostras, caracóis, a morcela–branca e o salmão fumado. Para a sobremesa serve-se o tradicional tronco de Natal com muitos chocolates, acompanhado de champanhe.
Depois da ceia, que dura longas horas, os franceses têm por tradição de assistir à missa de Natal da meia-noite. Os que não o fazem ficam em família a entoar cânticos de Natal.

Os presentes abrem-se dia 25 de manhã bem cedinho. Junto ao pinheiro fica um pequeno lanche ao Pai Natal, que em troca deixa presentes. À mesa serve-se um assado de peru, que por vezes é recheado e acompanhado de legumes. O dia é passado em casa com as famílias. 


A Dama de Ferro vestiu-se a rigor para a quadra natalícia.
A Dama de Ferro vestiu-se a rigor para a quadra natalícia.


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior