Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Póvoa de Varzim vive com muita tradição esta quadra festiva

PÓVOA DE VARZIM: um Natal com tradição

A Póvoa de Varzim situa-se junto ao mar e por isso muitas das suas tradições estão ligadas à actividade piscatória. O Natal não é excepção.

> Bruno Fernandes

Apesar das influências transmitidas pelos emigrantes, de regresso à terra, e pelas famílias que optam por esta cidade costeira para viver, os verdadeiros poveiros não deixam morrer as suas tradições. O Natal poveiro possui inúmeras tradições, tanto a nível gastronómico como a nível religioso, fruto dos antepassados ligados ao mar.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim não deixa passar em branco esta quadra e embeleza a cidade com a iluminação característica desta época.
O dia 24 de Dezembro define-se pela azáfama que se vive em casa das famílias poveiras: os preparativos para a consoada ocupam por completo a véspera de Natal. Para muitos poveiros o jantar é composto por bacalhau com batatas e hortaliça, raia,  polvo,  cascarra e forreta, que antigamente eram usados como substitutos do bacalhau, na altura um luxo que chegava a poucos. Oriundos de diversos pontos do país, são muitos os doces confeccionados para a consoada, porém há um de maior relevo por ser originário da Póvoa: a Rabanada à Poveira, que já tem mais de meio século de existência.
Findo o jantar e no decorrer da degustação da doçaria “mata-se” as saudades da família, como revela Isaura Santos, empregada doméstica: “depois do jantar coloco a conversa em dia, sobretudo com os meus filhos que vivem na Suíça e só vêm a Portugal duas a três vezes por ano”.Depois da habitual confraternização com a família aproxima-se a meia-noite, hora muito ansiada pelas crianças para abrirem os seus presentes. Meia-noite é também a hora de muitos católicos poveiros se deslocarem à igreja para a tradicional Missa do Galo.
No dia de Natal ao almoço destaca-se a “Roupa Velha”, que são as sobras do jantar da consoada. Contudo são já muitas as famílias que fogem à tradição poveira e escolhem para refeição o “cabrito no forno” ou o “peru”.O dia 25 de Dezembro é também um dia muito importante ao nível desportivo, pois o clube mais representativo da Póvoa, o Varzim Sport Clube, comemora o seu aniversário. Fundado a 25 de Dezembro de 1915, o Varzim comemora o dia com o hastear da bandeira no seu estádio, uma visita ao museu aberta aos interessados e a habitual romagem ao cemitério da cidade para homenagear os seus fundadores.


A Póvoa de Varzim vive com muita tradição esta quadra festiva
A Póvoa de Varzim vive com muita tradição esta quadra festiva


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior