Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Natal em Sintra

SINTRA: Um natal alternativo e amigo do ambiente

A Vila de Sintra, local de castelos e palácios, serra, mar e nevoeiro, é adepta das tradições natalícias. Mas há também alternativas que fazem desta Vila um sítio diferente para estar com a família na época natalícia.

> Catarina Rodrigues da Costa

Este ano, Sintra vestiu-se com mais de 600 mil luzes de Natal. São lâmpadas led (lighting emiting diodes) de baixo consumo que protegem o ambiente.
Tal como as outras vilas e cidades do país, o Natal de Sintra tem as suas tradições. Durante o mês de Novembro e de Dezembro há em cada uma das Igrejas do concelho os concertos de Natal. Na noite da Consoada, as famílias reúnem-se para comer o bacalhau, o peru e as fatias douradas.
O dia 25 é dedicado aos passeios. Há quem prefira embrenhar-se na Serra de Sintra entre árvores, nevoeiro e o misticismo tão próprio da zona. Outra opção é o Centro Histórico, mais conhecido por Vila de Sintra, onde se podem provar os tão famosos Travesseiros ou as Queijadas de Sintra. Para além da doçaria, a vila tem outras atracções, como uma árvore de Natal com 15 metros, as carroças puxadas a cavalos  ou o comércio tradicional.
Não é só de tradição que vive o Natal em Sintra. Nesta época há também lugar para um Natal alternativo. Este ano, de 6 a 8 de Dezembro realizou-se um mercado alternativo, com venda de peças de artesanato e artes plásticas. Foi uma opção diferente para as compras de Natal e também uma forma de fugir aos centros comerciais. Nesta feira, os visitantes podiam também fazer os seus próprios presentes, assistir a peças de teatro infantil e a concertos de fim de tarde.


Natal em Sintra
Natal em Sintra


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior