Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O madeiro aquece o natal dos idanhenses

IDANHA-A-NOVA: Um natal tradicional

Tradição, a reunião da família, boa comida e o calor dos madeiros são os principais elementos de quem passa o Natal nesta terra beirã

> Inês Rato

Chega o mês de Dezembro e com ele a tradicional azáfama do Natal. As famílias começam a preparar tudo para que na noite de 24 de Dezembro tudo seja perfeito. Na vila de Idanha-a-Nova não é diferente. A colocação dos tradicionais madeiros à porta das igrejas e das capelas no dia de Nossa Senhora da Conceição e as luzes natalícias nas casas e nas ruas, espalha o espírito da época por toda a vila.
Nos dias que antecedem a tão esperada noite há muito que fazer. Começa-se pela confecção dos doces tradicionais. A filhós é tipicamente o doce natalício desta região, e também aquele que demora mais tempo para ser feito, pois a sua massa tem que repousar durante horas. Enquanto se espera pelas filhós, o tempo é ocupado na confecção dos restantes doces, como os sonhos, as rabanadas ou o arroz doce que irão fazer parte da mesa de Natal.
O jantar da consoada começa a ser preparado na tarde de dia 24. Peru assado no forno ou bacalhau cozido com couves é a tradicional ementa. Para Celeste Gomes, habitante da freguesia “é necessário que tudo esteja pronto para que o jantar de consoada seja do agrado de toda a família.Quem não gosta de bacalhau pode sempre comer peru”. À noite, após o jantar de Natal, os mais pequenos esperam pela chegada Pai Natal. Enquanto isso, as famílias idanhenses saem à rua para se aquecerem junto aos madeiros dispersos um pouco por toda a vila. O madeiro que por tradição servia para “aquecer” o menino Jesus na noite do seu nascimento, hoje em dia é também um pretexto de convívio, pois familiares e amigos reúnem-se junto da fogueira.
À meia-noite é hora da Missa do Galo. A igreja Matriz enche-se, geralmente pelos mais velhos, para ouvir as palavras sobre o nascimento de Jesus. Celeste Gomes assiste sempre à missa, mas por vezes vai só com o marido, pois os seus filhos e netos não têm tanto interesse. "Já sou uma pessoa de idade e gosto de preservar as tradições”, refere.Depois da missa é tempo de regressar a casa e esperar pelo Pai Natal, o senhor de barbas que faz as delícias das crianças. Por entre papéis de embrulho e sorrisos, as famílias trocam presentes. No dia 25, as famílias reúnem-se novamente à mesa para o tradicional almoço de Natal. O prato é cabrito assado no forno e peru que sobrou do dia anterior regados com um bom vinho da região. A tarde é passada em família, com os mais pequenos a dar atenção aos seus novos presentes.
O Natal em Idanha-a-Nova pode ter algumas particularidades, contudo tem algo em comum com o Natal de todos restantes os portugueses: é a festa da família.

 

 


O madeiro aquece o natal dos idanhenses
O madeiro aquece o natal dos idanhenses


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior