Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Vista da vila de Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova

> Inês Rato

Idanha-a-Nova é uma vila no distrito de Castelo Branco, na região da Beira Interior Sul, com cerca de 2 500 habitantes. Com 17 freguesias, Idanha-a-Nova é o segundo maior concelho do país em termos de área.
Pensa-se que a vila foi fundada após a construção do castelo, em 1187, por Gualdim Paes, mestre da Ordem do Templo. Em 1206 foi-lhe atribuído o título de vila, com o nome de Idanha-a-Nova, para distinguir da já antiga Idanha-a-Velha (conhecida noutros tempos por Egitânia). A administração da vila ficou a cargo dos Cavaleiros Templários.
Devido ao seu solo fértil, Idanha foi noutros tempos conhecida como o celeiro da Beira Baixa, mas actualmente é mais conhecida pelas produções de tabaco e tomate.
Um dos aspectos que não passa despercebido a ninguém é o facto de o tradicional e o moderno coabitarem em comum harmonia nesta vila. Desde a antiga Igreja Matriz, ao palacete das Palmeiras, à Igreja da Misericórdia, as importantes casas brasonadas e solares, até ao moderno Centro Cultural Raiano, à Biblioteca Municipal, à Escola Superior de Gestão de Idanha.
No que respeita à gastronomia do conselho, a especialidade mais apreciada é o ensopado de cabrito, juntamente, com a sopa do lavrador, os conhecidos espargos silvestres, as típicas papas de milho e o arroz doce.
Dando forma a diversas expressões culturais, podem ser encontrados no concelho de Idanha-a-Nova vários tipos de artesanato, que podem ser feitos praticamente de todos os materiais disponíveis. Derivados do modo de produção rural, foram sendo criados produtos visando a utilidade prática, mas que actualmente têm um efeito mais decorativo. Numa ou noutra utilização espelha-se o engenho, a criatividade e a aplicação do saber feito de experiência e cultura, transmitidos de geração em geração.

 

 

 

[Voltar


Vista da vila de Idanha-a-Nova
Vista da vila de Idanha-a-Nova


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior