Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

GARFE: Exposição de presépios

Pelo sétimo ano consecutivo, a aldeia minhota de Garfe dá vida à época natalícia de forma original com a exposição de 13 presépios espalhados pelos vários lugares da freguesia

> Maria Matos

Desde o passado domingo, dia 14 de Dezembro, os presépios de Garfe iluminam toda a aldeia. Mais uma vez a população da freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso, a 27 quilómetros de Braga, uniu-se para recriar o nascimento do Menino Jesus. No total são 13 presépios espalhados pelos vários lugares da freguesia que conferem nesta época um encanto especial que estarão em exposição até dia 11 de Janeiro.

Há sete anos que a população alimenta esta iniciativa, esmerando-se por apresentar o melhor presépio. Em todos eles faz parte um pouco da história do povo minhoto, como a vida do campo e o que dela advinha. No primeiro ano foram construídos sete conjuntos e a partir daí o número tem vindo a aumentar.
Joaquim Barbosa, autor de um dos presépios, adianta que tudo “foi elaborado ao pormenor” e que de ano para ano têm “acrescentado algo para dar mais qualidade e resistência às imagens”. Refere ainda que no primeiro ano ainda foi atribuído o prémio de melhor presépio, "mas na altura as outras pessoas não gostaram muito”, o que levou ao fim da atribuição de prémios. Esta iniciativa do pároco Luís Fernandes não tem fins lucrativos e cada concorrente recebe uma verba de 50 euros para ajudar nas despesas.

Os presépios estão nos mais variados locais da aldeia, em espaços amplos para as pessoas poderem circular no meio deles. A fama já é tal que Garfe começa a ser conhecida como a aldeia dos presépios.






Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior