Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Idanha-a-Nova manteve a tradição do madeiro

Tradição beirã

Com muito calor, bebida, comida e alegria se vive ainda o Natal numa terra que não perdeu a sua verdadeira essência natalícia, passada em grupo junto ao madeiro.

> Filipa Seita Machado

Ainda o último raio de Sol se despedia entre as frestas seculares da torre sineira e já se sentia o cheiro forte do madeiro do adro da igreja misturado com outros odores, característicos da véspera de Natal. Esta tarefa de acender o madeiro tornou-se mais fácil que noutros tempos, pois a habilidade humana foi substituída por combustíveis inovadores.            
É dia 24 de Dezembro e o ritual do acender do madeiro repete-se em frente de todas as capelas. Este ano, o madeiro em honra de São João superou todos os outros devido à iniciativa de um grupo de jovens festeiros cheios de ideias dinâmicas. A comissão de jovens manteve durante toda a noite “vigília alegre” num bar junto ao madeiro, rusticamente enfeitado com fardos de palha, fazendo lembrar o estábulo de há dois mil anos atrás.
Música natalícia, café, jeropiga, vinho e mais algumas bebidas típicas da zona, acompanhadas com carnes assadas, nomeadamente enchidos, entretiveram todos os visitantes do madeiro de São João, aceso ao lado da capela durante toda a noite.           
A novidade do acontecimento depressa se espalhou pela vila, atraindo cada vez mais  curiosos, que o bom tempo ajudou a manter, pela noite dentro até ao romper da manhã do dia 25 de Dezembro.
A iniciativa deste ano deu uma nova dinâmica a uma tradição de há já muitos anos, que pode voltar a ser como era devido a uma maior adesão jovens. Madalena Figueiredo, uma das festeiras, defende que “esta festa de Natal faz com que os jovens desta terra, que moram fora, queiram mesmo passar cá o Natal, visto que nas grandes cidades não há destas tradições.”. A aposta dos jovens festeiros que não querem deixar “morrer” a terra será retomada em 2009.         


Idanha-a-Nova manteve a tradição do madeiro
Idanha-a-Nova manteve a tradição do madeiro


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior