Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Há entrada da Vila descansavam as renas do Pai Natal

ÓBIDOS: Uma comemoração diferente

Há três anos que a vila de Óbidos comemora o Natal com mais animação

> Inês Honorato

Desde 2006 que se realiza todos os anos a “Vila Natal” em Óbidos. Este ano não foi excepção, e desde 29 de Novembro que a localidade se transformou no mundo do "Quebra-Nozes", tema escolhido para o evento de 2008.
A Vila Natal tem por objectivo reavivar tradições esquecidas e dar uma perspectiva diferente do Natal. Ratos, duendes, bolachas, soldadinhos de chumbo, príncipes, princesas, renas e o Pai Natal, são algumas das personagens que podemos encontrar espalhados pelo recinto, para grande divertimento dos mais pequenos, e até mesmo dos adultos, que através deste cenário revivem as suas memórias de infância.
A magia paira no ar. A neve artificial, as luzes e as canções de Natal ajudam a criar o ambiente certo. Do princípio ao fim, tudo parece ser um mundo encantado, onde os sonhos se tornam realidade. A casa do Pai Natal, também contribui para a fantasia e as crianças podem sentar-se no colo do velhinho de vermelho e pedirem o que mais desejam receber na noite da consoada, enquanto o duende, secretário do Pai Natal, anota tudo numa lista invisível "para mais ninguém saber o que é", diz ele. Computadores, bonecas e carros são os pedidos mais frequentes.
Mas o fascínio não fica por aqui: a vila que retrata as ruas da cidade alemã de Nuremberga, onde se passa a história do "Quebra-Nozes", está dividida por zonas de actividades. Na "Terra do Gelo", onde há um lago gelado e um túnel de gelo, é possível andar num trenó puxado por um pónei. Na" Floresta Encantada" a adrenalina sobe com as actividades radicais, que podem ser experimentadas. Mais à frente, na "Terra da Fada do Açúcar", as crianças podem interagir com as personagens do "Quebra-Nozes". A "Aldeia do Soldadinhos de chumbo", também é uma zona muito atractiva, esconde uma surpresa em cada casa. Aí as crianças podem ver um filme relacionado com a história do soldado de chumbo, ou fazer experiencias, como criar neve de forma artificial. A rampa de esqui e a pista de gelo onde podem patinar, faz as crianças vibrarem de alegria. Divertimentos mais tradicionais, como espectáculos de ilusionismo, de teatro ou de coros de Natal, também encantam os mais pequenos. A prova é que, segundo dados da organização, a peça "O Nosso Quebra-Nozes", em palco na Casa da Música de Óbidos, esgota, todos os dias as seis sessões diárias que apresenta.
A exposição 1001 Pais Natais é outro dos atractivos deste mundo encantado. Nela é possível encontrar a personagem mais famosa do Natal vestido de muitas maneiras e cores diferentes. Uns têm um ar mais moderno, outros, um ar mais clássico, mas todos têm em comum o facto de prenderem a atenção do público, por qualquer pormenor que tenham. No mesmo local, as crianças podem ainda escrever a sua carta ao Pai Natal a pedir os seus presentes, e podem colocá-la imediatamente no correio.Segundo revelou a organização, desde o início do evento até ao dia 7 de Dezembro, a “Vila Natal” já foi visitada por cerca de 20 mil pessoas. É esperado que este número seja ultrapassado em muito, visto que a edição de 2007 contou com cerca de 155 mil participantes. Este mundo mágico está em funcionamento até dia 4 de Janeiro de 2009, esperando-se grande afluência no período entre o Natal e o fim-de-ano.


Há entrada da Vila descansavam as renas do Pai Natal
Há entrada da Vila descansavam as renas do Pai Natal


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior