Voltar à Página da edicao n. 465 de 2008-12-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 465 de 2008-12-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O novo recorde

Novo recorde no Concurso de Pontes de Esparguete

Realizou-se no dia 11 de Dezembro o VIII Concurso de Pontes de Esparguete. O evento ocorreu no pólo das engenharias e teve início pelas 9 horas e terminou pelas 18 horas. Foi batido um novo recorde de 73,4 quilos.

> Sara Susano

O recorde foi atingido por Marco Canário, aluno de Engenharia Electromecânica, cuja ponte aguentou 73,4 quilos. Em segundo lugar, tendo a sua ponte, aguentado 67,2 quilos, ficou Filipe Casimiro, do mesmo curso, e em terceiro lugar ficou Sara Zorro cuja ponte aguentou 33,6 quilos.  No que diz respeito ao campo de Estética, o vencedor foi Filipe Casimiro, 2º classificado na categoria de Resistência. Apesar dos cálculos que teve que efectuar, o seu principal truque é a “intuição” e confessa que ficou desiludido com a sua classificação na prova de resistência.
Estiveram a concurso um total de 23 pontes de alunos de Engenharia Civil, Electromecânica, Mecânica e Aeronáutica. Os pesos suportados variaram entre os 2,1 quilos e os 73,4 quilos. Para fazer parte do concurso, todos os participantes tiveram que seguir o regulamento onde uma das regras fundamentais é que a ponte não pode ter mais de 350 gramas. Basta o mínimo defeito para que a ponte quebre e basta também um detalhe para que a ponte suporte cargas como os 73,4 quilos deste ano, ultrapassando largamente o recorde anterior.
Para além dos troféus,  os alunos da disciplina de Mecânica Aplicada melhor classificados obtêm 2 valores na classificação final da disciplina.
O concurso já é uma tradição ubiana e na sua oitava edição encheu o anfiteatro 8.1. Umas das presenças mais notadas foram as da esposa e dos dois filhos mais velhos do falecido Humberto Santos, docente da UBI no Departamento de Engenharia Electromecânica e grande impulsionador do concurso. Em sua memória, a partir deste ano o concurso passará a ter o seu nome.

> dyno @ sapo . pt em 2008-12-18 16:27:15
O record oficial é 88,4 (record nacional), visto que os 73,4kg foi o limite do sensor. Podem confirmar no site: http://www.urbi.ubi.pt/_urbi/ultima.php?codigo=5202


O novo recorde
O novo recorde


Data de publicação: 2008-12-16 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior