Voltar à Página da edicao n. 464 de 2008-12-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 464 de 2008-12-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Desertuna participou neste evento

Espírito Natalício no Hospital

Desde prestações de índole musical, passando pela dança, pela declamação de poemas de Natal e por um momento de magia, nada faltou neste que foi o primeiro Natal dos Hospitais do CHCB.

> Ana Cristina Ferreira

Animação e espírito natalício foram os ingredientes que a Banda da Covilhã e a Desertuna (Tuna Académica da UBI), Hospital Pêro da Covilhã e Liga dos Amigos do Centro Hospitalar da Cova da Beira encontraram para proporcionar aos seus utentes e famílias uma tarde diferente. Proporcionar um evento de solidariedade e, ao mesmo tempo, de conforto e animação para os que estão doentes, foi a finalidade deste projecto.
Nesta edição, as surpresas foram muitas, como revelou José Eduardo Cavaco, presidente e director artístico da Banda da Covilhã e co-organizador deste evento: “Teremos um leque de grandes artistas, não só do concelho da Covilhã, mas também dos concelhos limítrofes, nomeadamente de Belmonte e do Fundão.”
Este ano, a festa de Natal decorreu no auditório do Hospital Pêro da Covilhã, durante toda a tarde de segunda-feira, com a participação de várias associações e grupos da cidade, bem como de pessoas a título individual que, solidariamente, se prontificaram a cooperar numa actividade que pretende ser uma mensagem de esperança e boa disposição.
Normalmente organizado pela direcção do hospital e pelo Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB, conta também com a colaboração da Banda da Covilhã e a Associação Cultural – Desertuna (Tuna Académica da Universidade da Beira Interior).
Doentes, familiares e colaboradores puderam assistir a um pouco de tudo. Desde música ligeira ao fado, passando pelas melodias e cantares populares da Beira Baixa e pelas tradicionais canções de Natal, até um espaço para a dança, para a declamação de poemas de Natal e ainda de magia, nada faltou nesta festa de Natal.
Atendendo à época natalícia que se atravessa, a Banda da Covilhã e a Associação Cultural, com o apoio da Direcção do Hospital Pêro da Covilhã e da Liga dos Amigos do CHCB, decidiram oferecer este espectáculo a todos os que trabalham ou estão no hospital, como forma de lhes desejar boas festas e lhes dar uma mensagem de paz, de amor, e de esperança.
Apesar de já há cinco anos se virem realizando espectáculos semelhantes, a festa de Natal deste ano tem novidades, como explica José Eduardo Cavaco: “Este ano, demos um novo nome, tentamos fazer um novo formato. O espectáculo vai ser transmitido via internet para todo o mundo, e em circuito de televisão interna para todo o hospital. Além disso, vai estar em directo na Rádio Caria e, em diferido, pela Rádio Cova da Beira e pelo Rádio Clube da Covilhã.”
Solidariedade, Paz, Partilha, Amor, Alegria, Cor, Música, Dança, Magia, Voz, Esperança e Muita Saúde foram a tónica dominante desta iniciativa que contou com a participação de 30 grupos, num total de quase 400 artistas que ao longo de quase 5 horas se perfilaram e deram o seu melhor no auditório do CHCB.


A Desertuna participou neste evento
A Desertuna participou neste evento


Data de publicação: 2008-12-09 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior