Voltar à Página da edicao n. 464 de 2008-12-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 464 de 2008-12-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Professora Joana Groz durante as actividades.

A voz que sai do corpo

O Teatro das Beiras foi sede do Workshop da Voz, neste final de semana. A professora de voz para teatro, Joana Pitta Groz, ministrou actividades corporais e vocais. Actores e estudantes participaram do evento.

> Flávia Paravidino (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

“Dizem que a impressão digital é a marca de uma pessoa, para mim é a voz”. Essa é a máxima defendida pela professora de voz para teatro Joana Pitta Groz, que coordenou o workshop realizado nesse fim-de-semana, no Teatro das Beiras, em Covilhã.
O objectivo do curso foi trabalhar o desempenho da voz através de exercícios corporais e vocais.  Segundo Joana, voz e corpo estão intimamente associados, portanto, para trabalhar o primeiro é necessário movimentar o corpo. Em ambiente descontraído, descalços e com roupas confortáveis, os alunos fizeram técnicas de relaxamento e fortalecimento muscular, além de exercícios de respiração e voz. “Tenho uma linha mestra, mas o trabalho é sempre desenvolvido com o intuito de relaxar as tensões e bloqueios”, acrescentou a professora.           
Há 25 anos que Joana Groz trabalha neste ramo. Questionada se em apenas 2 dias seria possível apreender os conhecomentos, a professora passou a pergunta aos alunos deste curso. E a resposta foi unânime: todos estavam satisfeitos com as actividades e para alguns, os efeitos já podiam ser sentidos nos músculos. Uma das actividades mais destacadas pelos participantes, estudantes e actores, foi a massagem sonora. Sem o toque, um emitia o som para massajar o outro. 
Para a actriz e participante do curso, Sónia Botelho, a parte mais produtiva foi poder “formar um som limpo, sem arranhar a garganta”, afirmou. Para Sónia, as actividades permitiram perceber seus erros de locução. “Devemos ter cuidado com o corpo e não só com a voz. A voz sai do corpo todo”, colocou a actriz.
Esta foi a quarta vez que Joana esteve presente na Covilhã para ministrar este workshop. Os que perderam esta actividade e ficaram curiosos, terão de esperar. Segundo a professora, seu próximo projecto não diz respeito a voz. “Vou voltar para Portalegre e continuar a apanhar azeitona nas minhas quintas”, acrescentou.           
Para a próxima semana, o Teatro das Beiras sediará do Workshop de Cenografia. As inscrições estão abertas e os interessados podem obter informações no site ou pelo contacto 275 336 163.


Professora Joana Groz durante as actividades.
Professora Joana Groz durante as actividades.


Data de publicação: 2008-12-09 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior