Voltar à Página da edicao n. 463 de 2008-12-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 463 de 2008-12-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Richard Wright foi lembrado na UBI

Biografia de Richard Wright

> Bruno Fernandes

Richard Wright Nathan nasceu a 4 de Setembro de 1908 em Roxie, Mississípi, tornando-se num dos principais escritores da literatura negra norte americana. Filho de um analfabeto (Nathan) e de uma professora (Ellen), e neto de escravos, Richard Wright passou por uma infância terrível. A pobreza extrema e o abandono  do pai obrigaram-no a deslocações sucessivas para viver com familiares (Tennessee e Arkansas).
Desde cedo percebeu que a Literatura era o seu futuro ,por isso procurou formas de compensar a sua baixa escolaridade (teve apenas nove anos de escola). Inserido numa sociedade americana mergulhada no racismo, Wright tornou-se num dos principais impulsores na luta pelos direitos cívicos e pela igualdade na América do século XX.
Em 1927 parte para Chicago onde inicia a sua notável carreira literária. Treze anos mais tarde torna-se o primeiro autor afro-americano a publicar um romance best-seller nos Estados Unidos, proporcionando uma nova vaga de romancistas negros.
Apesar do seu inegável talento, apenas uma instituição o acolheu, a John Reed Club, organização afiliada ao Partido Comunista. Com a renúncia ao Marxismo e a perseguição de que era alvo pela verdade que proferia e pela sua luta contra o segregacionismo racial, mudou-se para Paris em 1946. Já na capital francesa contactou com grandes intelectuais e artistas, entre eles Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. A 28 de Novembro de 1960 morreu em Paris, deixando uma vasta obra de luta pela liberdade e pelo fim da descriminação racial.
Richard Wright lutou sempre por aquilo que escrevia e denunciou o racismo como crime. A sua coragem e valentia na defesa dos seus ideais artísticos, sociais e políticos transformaram-no numa figura incontornável da literatura e cultura norte-americana.

[Voltar]


Richard Wright foi lembrado na UBI
Richard Wright foi lembrado na UBI


Data de publicação: 2008-12-02 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior