Voltar à Página da edicao n. 463 de 2008-12-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 463 de 2008-12-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Junto ao novo Parque da Goldra vão nascer duas pontes pedonais

Novos caminhos para a cidade

A Câmara da Covilhã tem um “Plano de Mobilidade” que pretende executar em vários anos. Criar ligações pedonais ao centro da cidade e permitir uma maior deslocação sem automóveis são alguns dos objectivos traçados pelo documento.

> Eduardo Alves

A Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira é uma das principais implementações do novo “Plano de Mobilidade” da Covilhã. Um documento explicado ao Urbi por João Esgalhado, vereador do Urbanismo da autarquia serrana.
Um plano que “ainda está quase todo no papel”, mas que a edilidade espera implementar “durante os próximos três a quatro anos”. Esgalhado adianta que o objectivo crucial das várias construções e novas rotas pedonais pé o de “criar um conjunto de ligações entre os vários planos de cota da cidade, para que os habitantes possam usufruir desta sem esforço”.
Para além da travessia sobre a Carpinteira, está ainda prevista a construção de mais duas pontes pedonais. Uma primeira sobre o novo Parque da Goldra que ligará a estrada de Santo António à Rua Marquês de Ávila e Bolama e a segunda vai ligar a Calçada Alta ao cruzamento para a estrada do Tortosendo, junto ao posto da BP. Esta última ligação “aproveita o túnel que actualmente existe na Calçada Alta para servir de passagem até à Avenida 25 de Abril”, afirma o vereador. É precisamente numa das encostas desta avenida que a autarquia pretende construir um elevador até junto ao “Colégio das Freiras”.
Já a ponte sobre o Parque da Goldra irá ligar a zona da Reitoria e dos Jardins de Nossa Senhora da Conceição “ao novo elevador de Santo André, que está terminado dentro de meses”. Ligação que dará continuidade de circulação até ao edifício do antigo Mercado Municipal. Mas para esta zona está também pensada “a edificação de uma estrutura, no cimo da Calçada Alta, que irá funcionar também como um elevador e que terá no topo um espaço para a instalação de um restaurante panorâmico”. O prédio, que irá ficar localizado ao início da rua, junto à Marquês de Ávila e Bolama, “irá contar com materiais como o vidro e o ferro para o seu revestimento e fará parte de um conjutno de edifícios que poderão ser construído junto ao Parque da Goldra”.
O referido plano conta ainda com a construção de mais uma estrutura elevatória, desta feita, localizada junto ao cruzamento da estrada de acesso aos Penedos Altos com a Rua da Indústria. Este elevador pretende servir de ligação entre esta parte da cidade e o Jardim Municipal, para quem utiliza a Ponte Pedonal da Carpinteira.
Esgalhado não garante a concretização de todas estas “ideias”, como o vereador as classificas, sublinha apenas “que se trata de um projecto que terá uma plano de execução alargado e que estará dependente da conjuntura financeira da autarquia”. O responsável pela edilidade lembra que este tipo de projectos “pretendem criar novas soluções de mobilidade nas cidades, e na Covilhã esperamos conseguir uma forma de colocar as pessoas no centro da cidade sem que estas tenham de recorrer com tanta frequência ao automóvel”, acrescenta.


Junto ao novo Parque da Goldra vão nascer duas pontes pedonais
Junto ao novo Parque da Goldra vão nascer duas pontes pedonais


Data de publicação: 2008-12-02 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior