Voltar à Página da edicao n. 463 de 2008-12-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 463 de 2008-12-02   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Escola Básica de Vales do Rio

Requalificação da rede escolar no concelho da Covilhã

A Escola Básica de Vales do Rio está a funcionar como "sala de apoio" à Escola Básica dos Montes Hermínios, situada no Tortosendo.

> Carla Laureano

O Ministério da Educação decidiu, este ano lectivo, suspender a Escola Básica (EB1) de Vales do Rio. Esta decisão foi tomada no âmbito do processo de requalificação da rede do 1º ciclo do Ensino Básico.
A escola, apesar de ter sido suspensa, continua em funcionamento. Segundo informações da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), foi concedida ao estabelecimento de ensino uma autorização "excepcional" que lhe permite funcionar "como sala de apoio à futura escola de acolhimento", a Escola Básica dos Montes Hermínios, no Tortosendo. Esta cedência "excepcional" estará relacionada com o facto de "a escola do Tortosendo não ter capacidade para receber mais alunos", afirma o Presidente da Junta de Vales do Rio, João Casteleira.
São 15, os alunos que frequentam, este ano lectivo, a escola EB1 de Vales do Rio. Três destes no primeiro ano, sete no segundo, um no terceiro e quatro no quarto ano. Essa terá sido a principal razão que levou à suspensão. A legislação dita que as escolas que tenham menos de 20 alunos devem ser suspensas. João Casteleira afirma que "a situação é triste" mas que é algo que se tem vindo a verificar em várias zonas. "Este é um problema de natalidade que não afecta apenas esta freguesia. Mas também são muitos os casais que saem da aldeia para ir para a cidade por questões de trabalho", acrescentou o presidente da junta.
O futuro encerramento ou a "continuidade do funcionamento excepcional" da escola ainda não está definido. A DREC revelou que são aspectos que serão avaliados "nas reuniões de reordenamento da rede escolar, a realizar oportunamente."


Escola Básica de Vales do Rio
Escola Básica de Vales do Rio


Data de publicação: 2008-12-02 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior