Voltar à Página da edicao n. 461 de 2008-11-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 461 de 2008-11-18   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Formador do workshop

"Provas de Vinho" na Covilhã

A Galeria de Exposições Tinturaria recebeu hoje, dia 15, o workshop “Provas de Vinho”, com o objectivo de promover os vinhos da região. Ver a cor, cheirar e provar são os passos base para as provas de vinho.

> Catarina Rodrigues da Costa
> Rita Nunes da Silva

No passado sábado, dia 15 de Novembro, a Galeria de Exposições Tinturaria realizou o workshop “Provas de Vinho”. Para além de iniciar os participantes na arte de beber e conhecer o vinho, o objectivo deste workshop foi divulgação dos vinhos da Beira Interior.
A formação teve início às 15 horas e 20 minutos e contou com 35 participantes. À sua espera tinham uma mesa com quatro copos para cada pessoa, próprios para a prova de vinho, e um cesto com frutas e compotas para que o seu aroma fosse comparado com o aroma dos vinhos. Na mesa estavam ainda bolachas de água e sal, o único alimento que é aconselhável comer quando se está a fazer uma prova de vinho.
Numa primeira fase deste workshop, o formador Rodolfo Queirós deu algumas explicações sobre castas, vinhos regionais, características do vinho branco e vinho tinto e como se deve apreciar o vinho. Após esta introdução, chegou a vez de passar à parte prática e provar os vinhos brancos. Entre estes contam-se Quinta dos Currais e Alpedrinha. Os participantes puderam então pôr em prática os conhecimentos adquiridos, cheirando o vinho, apreciando a cor e, por fim, provando.
Após um intervalo de 20 minutos e alguns copos partidos, o workshop prosseguiu com a prova dos vinhos tintos. O aroma que serviu de comparação nesta segunda fase foi o de flor de laranjeira. Desta vez provaram-se oito vinhos, entre os quais Quinta dos Termos, Monte Serrano e Almeida Garrett.
O workshop “Provas de Vinho” foi frequentado maioritariamente por homens. Paulo Tourais, enfermeiro obstetra e presidente da Junta de Freguesia do Ferro, foi um dos participantes. O que o motivou a participar foi a curiosidade pessoal: “há muito tempo que sentia vontade de fazer este tipo de workshop, porque sentia a falta de algum conhecimento relativamente aos vinhos e achei por isso era importante vir fazê-lo”., refere Em relação esta formação, Paulo Tourais considerou-a extraordinária: “acho que foi uma acção relevante, que devia acontecer mais vezes e que devia ser com ainda mais gente porque se fica a saber um pouco mais de uma coisa que é tão vulgar como é beber vinho”. Para este enfermeiro obstetra, os melhores vinhos Branco foram o Quinta dos Termos e Tinto do Monte Serrano.
O workshop foi um sucesso a avaliar pela interactividade dos participantes, que no final propuseram um brinde a Rodolfo Queirós e à organização.


Formador do workshop
Formador do workshop


Data de publicação: 2008-11-18 00:03:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior