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O novo shopping da Guarda vai criar mais de mil empregos

“Vivaci” ao primeiro Centro Comercial da Guarda

O primeiro centro comercial da Guarda abriu quarta-feira, 5 de Novembro, e representa um investimento de 33,2 milhões de euros e vai criar 1050 postos de trabalho.

> Ricardo Morais

A cidade da Guarda já tem ao seu dispor o seu primeiro centro comercial. Mais de um ano e oito meses de trabalhos chegam agora ao fim. Um investimento de 33,2 milhões de euros, que os construtores acreditam que não vai prejudicar o comércio tradicional.
Construído pelo grupo FDO - Imobiliária, este é o primeiro centro comercial do distrito da Guarda, que até agora era o único do país a não ter uma infra-estrutura deste género. Numa primeira fase o projecto deve criar 1050 postos de trabalho directo.
As opiniões quanto à construção da nova superfície dividem-se. Os lojistas encaram a abertura da nova superfície com alguma preocupação, sentimento que não partilhado pelos representantes do grupo, que acreditam “nas boas sinergias que podem ser criadas entre o comércio tradicional e o novo centro comercial”. Manuel Ferreira Dias, presidente do grupo FDO, considera mesmo que “o novo centro comercial, este novo investimento, pode beneficiar os comerciantes locais”.
Segundo Manuel Ferreira Dias, o facto de o Vivaci se encontrar muito perto do centro histórico, mais precisamente na Avenida dos Bombeiros, poderá criar “um maior fluxo de pessoas naquela zona”. O responsável da construtora acredita que “dentro de poucos dias facilmente se vai perceber que o centro histórico tem mais pessoas”.
Por sua vez, o presidente da Associação Comercial da Guarda (ACG), Paulo Manuel, mantém algumas reservas quanto as vantagens que o novo centro comercial trará para o comercio tradicional. Neste sentido, o presidente da associação já alertou os comerciantes da importância de “renovarem as suas estratégias e actualizarem a sua oferta para que não tenham de fechar os seus negócios”.
Foi também neste sentido, que a ACG chegou a assinar um protocolo no sentido de os comerciantes da cidade terem condições preferenciais caso quisessem abrir um negócio na nova infra-estrutura. O protocolo não teve efeitos práticos, uma vez que apenas uma loja do novo centro comercial é de origem guardense.
O Vivaci tem 37 mil 850 metros quadrados distribuídos por 80 lojas, 17 restaurantes, quatro salas de cinema e 400 lugares de estacionamento. Nesta primeira fase está ocupado em 70 por cento e conta com as marcas Zippy, Worten, Pão de Açúcar, De Borla, Loop, Page One, SportZone, Multiopticas, Lanidor, Popking, Millenium, Barreiros & Fari, Livraria Bertrand, Intimissimo, Calzedónia, Benneton, Lego e Lion of Porches.
O centro comercial estará aberto das 10 às 23 horas, sendo que o supermercado abre uma hora antes e os cinemas funcionam das 13 às 3 horas.


O novo shopping da Guarda vai criar mais de mil empregos
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Data de publicação: 2008-11-11 00:04:00
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