Voltar à Página da edicao n. 460 de 2008-11-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 460 de 2008-11-11   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Um jovem da região poderá participar nos Olímpicos de 2010

Federação quer participação nos Olímpicos 2010

Federação quer colocar jovem covilhanense João Marques, 16 anos, na principal prova mundial.

> Notícias da Covilhã

A Federação Portuguesa de Esqui assinou a semana passada um protocolo com a Movijovem, entidade tutelado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, responsável pelas Pousadas de Juventude, que permite aos atletas e clubes dos desportos de Inverno usufruir de descontos nas Pousadas.
“A Movijovem vai oferecer à FPE um cartão de alberguista para clubes e atletas, para que possam ter um acesso mais directo às pousadas de juventude. O protocolo prevê ainda que qualquer atleta federado nos desportos de neve beneficie de descontos na ordem dos 20 por cento nas Pousadas da Juventude. É um sacrifício, mas é o preço a pagar para promover a mobilidade juvenil”, esclarece João Paulo Rebelo, presidente da entidade.
José Pinho, presidente da Federação Portuguesa de Esqui, preferiu realçar o trabalho feito pela Federação, nomeadamente no projecto «Brincar na Neve». “È preciso as pessoas participarem nestes projectos. E este está aberto a pessoas dos 7 aos 100 anos, porque é de pequeno que se torce o pepino”, brinca o presidente.
A cerimónia serviu também para que José Pinho falasse dos futuros objectivos, que passam pela participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que se realizam na cidade canadiense de Vancouver e na edição de 2014 que se realiza em Sóchi, na Rússia.
“O projecto «Brincar na Neve» permite trabalhar com jovens atletas e formá-los para a alta competição. Mas para isso é preciso que o Governo Central acredite no que estou a afirmar”, pede Pinho.
João Marques é a esperança da Federação para Vancouver. “Quero estar presente já em 2010, esse é o meu objectivo”, garante. O jovem covilhanense de apenas 16 anos já goza do estatuto de atleta de alta competição, o que lhe tem permitido participar em inúmeros estágios além fronteiras. “Parto dia 6 (hoje) para a Áustria e só regresso em Dezembro. É muito produtivo fazer treinos e estágios nestes países com mais tradição do que nós. Seria positivo haver um Centro de Alto Rendimento aqui na Covilhã. Sempre que tenho de ir treinar ao Centro do Jamor perco, de cada vez, cerca de cinco horas em viagens. Tempo que poderia ser aproveitado para treinar”, lamenta o jovem.
Ideia também defendida por José Pinho, que diz ser preciso “arte, engenho e apoio da autarquia” para o Centro serrano ser uma realidade.
A terminar, o presidente da Federação esclareceu ainda que esta sexta-feira, 7, será proposta a mudança de nome da actual Federação para Federação de Desportos de Inverno de Portugal. Mudança que permitirá, caso seja aceite, unir todos os desportos de Inverno.


Um jovem da região poderá participar nos Olímpicos de 2010
Um jovem da região poderá participar nos Olímpicos de 2010


Data de publicação: 2008-11-11 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior