Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Capelania da UBI promove equipas de voluntários, presta apoio aos alunos e organiza eventos culturais

Uma universidade solidária

A Capelania da UBI é um dos serviços mais marcantes da instituição covilhanense. A funcionar na Biblioteca Central dá apoio aos alunos mais carenciados, promove acções de voluntariado e organiza diversas actividades como a Bênção das Pastas. Um serviço aberto a todos os interessados que vai agora iniciar mais um ano lectivo.

> Eduardo Alves

Em mais um arranque de ano lectivo, a Capelania também se prepara para começar com novas actividades. Este serviço, que presta diversos apoios a alunos da instituição covilhanense, tem também diversas actividades em andamento.
Luciano Costa é o capelão da UBI. Por estes dias, este sacerdote divide o seu tempo entre aulas leccionadas a vários cursos, quer na Covilhã quer em Viseu, a as iniciativas do serviço que tem a seu cargo. Com a chegada dos novos alunos “há todo um trabalho a fazer”. Até porque, segundo o explica o responsável, “temos de remodelar alguns grupos que funcionam na UBI”. O arranque do ano lectivo marca a chegada de muitas pessoas, “mas também a saída dos que terminam os seus cursos”. Os grupos de voluntariado, de preparação para diversas celebrações como o Natal e a Páscoa e também, para a Bênção das Pastas, têm de ser reformados. Por essa mesma razão, “a capelania está presente nas semanas em que os novos alunos vem matricular-se na UBI”. A banca de divulgação “mostra as nossas actividades, as nossas intenções e muitos ficam admirados com a dimensão e a presença que temos na instituição”, garante o capelão.
Por agora, “estamos a organizar também a celebração que assinala o arranque do ano lectivo e que deverá, uma vez mais, ter lugar na Capela de São Martinho”. Uma missa, presidida por Dom Manuel Felício, Bispo da Guarda, seguida de um magusto convívio, vai decorrer dentro de duas semanas. Em simultâneo, está também já a ser organizada a Festa de Natal. Uma data assinalada pela recolha de alimentos, de vestuário e outros objectos, nas instalações da UBI que são depois distribuídos “quer por alunos mais necessitados, quer por paróquias da Covilhã”.
Uma das áreas mais significativas da Capelania “é precisamente a do apoio aos estudantes com mais dificuldades”. Luciano Costa adianta que na UBI existem cerca de 15 alunos a receber apoio do Banco Alimentar Contra a Fome, “um número que pode ainda aumentar com a chegada dos novos estudantes”. O capelão confessa que mesmo com as ajudas da Acção Social, ainda existem alunos com dificuldades. Para além disso, “a capelania funciona também para os alunos como um ponto de abrigo e acolhimento”. Algum problema de ordem humana, ou material ou espiritual que possa surgir aos alunos, “a capelania está de portas abertas para ajudar na resolução”, diz o responsável. O mesmo garante que este serviço é aberto a todos os alunos de todos os credos e religiões, isto porque, “embora seja um sector dirigido por um sacerdote cristão, as portas estão abertas a todos”.
Para além de todas estas vertentes o calendário da capelania está ainda marcado por outra grande actividade. A Bênção das Pastas, festa que começa a ser preparada logo após o Natal, “este ano poderá apresentar algumas surpresas”. O capelão da UBI confessa que está a ser equacionada a possibilidade desta cerimónia ser realizada noutro lugar que não o monumento a Nossa Senhora da Conceição. Esta celebração que decorre no mês de Maio acolhe um cada vez maior número de alunos e de familiares que se deslocam à Covilhã nessa altura. Sem que seja ainda uma certeza, “a alteração de local da realização da cerimónia é uma hipótese bastante forte”.
Luciano Costa sublinha ainda que a Capelania está aberta a novas actividades e a todos os que queiram envolver-se nas mais diversas tarefas. Para além de funcionar no piso 1 da Biblioteca Central da UBI, algumas actividades decorrem também, semanalmente, na Capela de São Martinho, às quartas-feiras, pelas 18 horas.

> virtudes @ ubi . pt em 2008-10-30 11:42:44
Saudações ao Sr. Padre Luciano, pelo trabalho desenvolvido na comunidade académica em prol dos mais desfavorecidos. Ana Virtudes


A Capelania da UBI promove equipas de voluntários, presta apoio aos alunos e organiza eventos culturais
A Capelania da UBI promove equipas de voluntários, presta apoio aos alunos e organiza eventos culturais


Data de publicação: 2008-10-28 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior