Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A reitoria alberga uma estação permanente de GPS

Estação permanente da UBI

A UBI acolhe, desde há alguns meses, uma estação permanente de GPS. Esta fornece dados precisos sobre uma localização da região, o que permite funcionar como ponto de orientação para os receptores.

> Eduardo Alves

Portugal tem vindo a assistir o desenvolvimento desta tecnologia. Rui Fernandes, docente da UBI é quem o garante. Este profissional da área explica que “na UBI temos, desde há bem pouco tempo, a funcionar uma estação permanente de GPS. Uma estrutura que foi instalada em parceria com o Instituto Geográfico do Exército e que serve para melhorar todas as actividades de posição e georeferenciação aqui na zona da Cova da Beira”. Essa estação é acessível a toda a gente e a sua utilização é livre. “Qualquer pessoa que realize trabalhos de levantamentos ou outros aqui na zona, pode utilizar esta estação”, adianta o professor.
Esta estação é constituída por um receptor de GPS, “do qual se conhece a posição com bastante rigor. O aparelho está instalado num local permanente da reitoria e está constantemente a recolher os dados. Como eu conheço a sua localização com bastante rigor, eu consigo determinar quais são os erros que estão a afectar esta região e transmito correcções a outras estações que estejam aqui á volta”. Todos esses passos permitem “efectuar as correcções e ter novos resultados, para que no terreno se consiga, em tempo real, uma localização precisa, com uma margem de erro mínima, ao centímetro”.
Tudo isto permite, por exemplo “fazer o levantamento de uma propriedade, conseguindo-a delimitar, com erros na casa dos três centímetros, em tempo real”. Quer sejam grandes áreas, quer pequenas áreas, e isto é possível “porque temos precisamente esta estação de referência através da qual podemos fazer as nossas correcções. Se isto fosse feito com um GPS normal, ainda teríamos erros de “metro”, mas também já é muito bom”, sublinha o docente.

[Voltar]


A reitoria alberga uma estação permanente de GPS
A reitoria alberga uma estação permanente de GPS


Data de publicação: 2008-10-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior