Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Kilimanjaro é o ponto mais alto do continente africano

Ponto mais alto de África

> Eduardo Alves

O Kilimanjaro está localizado na zona Norte da Tanzânia, perto da fronteira com o Quénia, e é o ponto mais alto de África, com 5895 metros. Este valor foi encontrado por uma equipa de investigadores britânicos em 1957 e desde então tem sido considerada a sua altura oficial.
Contudo, existe um número considerável de cientistas que coloca em causa estes valores. Isto porque, quer a primeira medição, quer outras já realizadas estão baseadas em valores de níveis médios das águas do mar que podem não ser exactos para aquele local. Tudo se deve ao valor do nível médio das águas do mar. Um vez que “quando nós falamos na altitude da Serra da Estrela, 1991 metros; estamos a considerar uma fasquia pensada relativamente ao nível médio das águas do mar. E no caso português, esta altura é conseguida através da utilização de um ponto localizado em Cascais”, explica Rui Fernandes. Quando se quis proceder à medição desta serra, foi feito “o transporte” dessas coordenadas até à Serra da Estrela. Procedimento muito utilizado “se tivermos em conta os métodos clássicos”.
Na medição do Kilimanjaro, agora efectuada pela equipa do professor Rui Fernandes, esta condicionante foi tida em conta e por isso mesmo, para além de terem sido estudados os valores da altura da montanha, foram também encontrados os valores do nível médio das águas do mar, em relação ao sopé da montanha. Um cálculo que surgiu depois de várias medições por gravidade.

[Voltar]


O Kilimanjaro é o ponto mais alto do continente africano
O Kilimanjaro é o ponto mais alto do continente africano


Data de publicação: 2008-10-28 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior