Voltar à Página da edicao n. 456 de 2008-10-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 456 de 2008-10-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Melhorar a qualidade da água é uma metas

Novas sociedades para gestão da água "em baixa" em 2009

> Ricardo Morais

O ministro do Ambiente, Nunes Correia acredita que "é preciso melhorar a qualidade das redes que levam a água dos depósitos até casa das pessoas", usualmente entregues à gestão individual de cada município.
Neste Sentido, Nunes Correia, anunciou que no início de 2009 já haverá um mapa nacional de novas sociedades gestoras de abastecimento de água ao domicílio. As empresas vão ter como sócios a Águas de Portugal, municípios e sistemas multimunicipais "em alta", (da captação aos depósitos de água) e serão responsáveis por gerir as redes "em baixa", (dos depósitos a cada domicílio) e candidatar os respectivos investimentos a fundos comunitários.
Há cerca de um ano, quando o assunto foi apresentado aos municípios, "196 mostraram vontade em conhecer as intenções do Governo e da ADP". Os contactos prosseguem e "até final do ano as peças estarão todas no sítio e no princípio de 2009 começará a haver soluções concretas que podem avançar com programas de investimento". A lei vai prever que as novas empresas de gestão da rede "em baixa" entreguem áreas de exploração a privados, uma vez que "há tarefas para as quais têm mais vocação", sublinha.
"Os municípios que não aderirem têm o mesmo acesso a fundos comunitários", sublinhou, apontando o caso da Covilhã (cidade anfitriã do evento), que optou por concessionar a rede de distribuição de água ao domicílio a privados.
No entanto, Nunes Correia acredita que o modelo proposto pelo Governo tem virtudes "ao nível da gestão e obtenção de economias de escala", que podem convencer os municípios, conquistando tarifas mais favoráveis.

[Voltar]


Melhorar a qualidade da água é uma metas
Melhorar a qualidade da água é uma metas


Data de publicação: 2008-10-21 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior