Voltar à Página da edicao n. 456 de 2008-10-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 456 de 2008-10-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O festival serviu para angariação de fundos para a Banda da Covilhã

Sucesso no Festival da Cherovia na Covilhã

O primeiro Festival da Cherovia decorreu numa tenda gigante no Jardim Público da cidade da Covilhã e registou assinalável sucesso: cerca de uma tonelada daquele tubérculo foi consumida em quatro dias.

> Rita Brito

Angariar verbas para a compra de instrumentos para os alunos da Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã era o objectivo principal desta iniciativa, que terminou no passado domingo, dia 12 de Outubro.
A banda da cidade neve lançou este projecto, com uma componente cultural, gastronómica e educacional, como objectivo de se financiar. A acção, que durou quatro dias, contou com a presença de mais de quatro mil pessoas. O público foi bastante variado, desde crianças acompanhadas com os pais, a casais, e pessoas com mais idade.  
A programação foi diversificada: houve actuações musicais, seminários para crianças, concursos entre os restaurantes da cidade para descobrir qual o maior exemplar e qual o melhor prato gastronómico. A concurso entraram 14 restaurantes da cidade. O maior exemplar foi atribuído a uma cherovia que tinha cerca de 1.250 quilos, vinda do estabelecimento "Miminhos da Natureza". Já no campo gastronómico, o grande vencedor acabou por ser a Quinta da Figueira Grande, o segundo ao restaurante "O Sporting" e o terceiro prémio coube aos "Netos do Padeiro".
Inicialmente previa-se que o festival viesse a processar 500 quilos de cherovia, mas a procura foi tal que o consumo desta raiz tipicamente serrana atingiu cerca do dobro. A curiosidade foi visível: desde pessoas desconheciam o tubérculo, a pessoas que queriam prová-lo. "É um produto muito saboroso e que eu desconhecia. Certamente vou confeccionar pratos com a cherovia", adiantou Maria Fernandes, uma visitante do festival. Até os mais novos se deliciaram com as cherovias - "São muito boas, sabem a batata frita", afirmou João Santos de 5 anos.
No encerramento do festival, o vereador Paulo Rosa felicitou a organização e avançou que em 2009 se irá realizar o 2.º festival da cherovia. José Eduardo Cavaco, um dos organizadores do evento, fez também um balanço muito positivo da iniciativa: "Estamos muito satisfeitos com a adesão e podemos desde já avançar que é algo a repetir"

Relacionado: Festival da Cherovia na TUBI.


O festival serviu para angariação de fundos para a Banda da Covilhã
O festival serviu para angariação de fundos para a Banda da Covilhã


Data de publicação: 2008-10-21 00:06:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior