Voltar à Página da edicao n. 453 de 2008-09-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 453 de 2008-09-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Sandra Soares é docente no Departamento de Física da UBI

Docente da UBI fala na Semana da Mobilidade

Foram várias as cidades portuguesas a aderir à iniciativa “Semana Europeia da Mobilidade”. A Guarda foi uma dessas localidades e promoveu um debate, na câmara municipal, sobre “O ar que respiramos”. Sandra Soares, docente da UBI foi uma das oradoras convidadas.

> Eduardo Alves

Sandra Soares, docente do Departamento de Física da UBI, foi uma das oradoras convidadas para participar na palestra de encerramento das actividades que a Câmara Municipal da Guarda promoveu no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Este ano, as várias cidades que assinalaram este evento promoveram actividades sobre o “Ar Puro para Todos”. Na região, a Câmara da Guarda desenvolveu iniciativas em torno da Semana da Mobilidade, e marcou para o último dia do evento, 22 de Setembro, uma palestra sobre a qualidade do ar no concelho mais alto de Portugal.
Uma das oradoras convidadas para essa acção foi Sandra Soares. A docente do Departamento de Física da UBI e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas apresentou alguns dos seus trabalhos, num workshop intitulado “O Ar que respiramos – A problemática da radioactividade e do radão”. Neste evento participaram também dois oradores da Guarda (um médico pneumologista e uma professora, antiga aluna da UBI e actual membro do projecto Radiação Ambiente) e ainda um geólogo, de Coimbra. O convite para esta iniciativa partiu de Granja de Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda.
O tema da intervenção da docente da UBI e investigadora responsável, na região Centro, pelo projecto Radiação Ambiente, tinha como mote “alertar para os problemas do radão sem alarmar, daí o nome da apresentação ‘Radão o Inquilino Silencioso’”, explica Sandra Soares.


Sandra Soares é docente no Departamento de Física da UBI
Sandra Soares é docente no Departamento de Física da UBI


Data de publicação: 2008-09-30 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior