Voltar à Página da edicao n. 452 de 2008-09-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 452 de 2008-09-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Praça da Liberdade ficou repleta de gente

Uma sopa de sucesso

A quinta edição das “Sopas do Tortosendo” fica marcada pelo grande número de populares que acorreram ao evento. A praça principal daquela freguesia foi inundada por um mar de gente que quis provar diversos sabores típicos.

> Eduardo Alves

Foi uma autêntica enchente de pessoas que acorreram à Praça da Liberdade, no passado sábado, 20 de Setembro. A zona central do Tortosendo acolheu, pelo quinto ano consecutivo, um dos eventos mais carismáticos que tem lugar na “vila operária”.
As “Sopas do Tortosendo” começam já a ganhar destaque no mês de São Miguel e da maior feira agrícola da região que tem lugar, todos os anos, a 29 de Setembro, também nesta localidade.
A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia do Tortosendo pretende juntar diversas casas comerciais da vila, ligadas à área da restauração, e convidá-las a confeccionar uma sopa à escolha. Depois, todas essas “iguarias” são vendidas a preços simbólicos na praça central do Tortosendo. O lucro desta acção vai reverter a favor de instituições de carácter social da “vila operária”.
Este ano, o agrupamento 580 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi o feliz contemplado com a receita desta acção. As senhas para as sopas e a respectiva malga característica do evento começaram a ser vendidas ainda durante a tarde. Mas pouco depois das 19 horas, tempo em que se começaram a provar as dez especialidades, depressa se esgotaram estes “bilhetes”.
Mais de mil pessoas estiveram neste evento onde participaram 14 sopas confeccionadas por igual número de casas comerciais. Nesta edição participaram o Restaurante Cascalhar com Sopa de Feijão Verde; a Pensão Central, com Caldo Borraçudo; o Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo, com Sopa da Avó; o Restaurante Boavista, com Sopa à Moda Antiga; o Snack-Bar Ponto Final, com Sopa de Salsa; o Snack-Bar Expresso, com Caldo Verde; o Restaurante O Braseiro, com Sopa de Espinafres, o Graal, Petisqueira Bar, com Sopa de Morango; O Alfredo, com Sopa de Feijão Verde; o Restaurante Zé Carioca, com Sopa de Rabo de Boi; Mister Mário, com Sopa à Mister; Joaquim Trindade, com Sopa de Couve-Flor; o Corpo Nacional de Escutas, com Sopa do Escuteiro e por último, a Associação de Caça e Pesca de Tortosendo, com Canja de Perdiz.


O Praça da Liberdade ficou repleta de gente
O Praça da Liberdade ficou repleta de gente


Data de publicação: 2008-09-23 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior